Contribuições da disciplina de empreendedorismo e organização de empresas de eventos para a educação empreendedora

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4360

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Educação empreendedora, Eventos

Resumo

Este artigo se dedica a relatar as experiências vividas pelos discentes de um curso técnico em Eventos de uma instituição de ensino da rede pública federal ao compreender suas percepções sobre o ensino do Empreendedorismo como importante área que possibilita a criação de novos negócios e verificar a propensão desses estudantes a empreender. As instituições de ensino têm se dedicado a disseminar a educação empreendedora e revelam significativas contribuições para o ensino do Empreendedorismo, para a busca de novas oportunidades e criação de novos empreendimentos. Em um primeiro momento, foi realizado uma ampla revisão da literatura em diferentes bases teóricas sobre os conceitos de Empreendedorismo e educação empreendedora. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de enfoque quantitativo, exploratório e descritivo. O universo da pesquisa contemplou um grupo de 55 estudantes dos quais 36 compuseram a amostra de respondentes. A coleta de dados, um questionário estruturado, possibilitou a análise estatística e levantamento de informações numéricas com o auxílio do software estatístico SPSS.  No geral, os resultados revelam que parte expressiva dos estudantes tem o sonho de empreender, acreditam que a educação empreendedora é fundamental em sua formação acadêmica e profissional, possuem características empreendedoras e se interessam pelo Empreendedorismo.    A conclusão apoia-se em um achado importante que indica que o ensino do empreendedorismo pode melhorar o sucesso profissional dos discentes tendo em vista serem abordados conteúdos que envolvem competências técnicas como proatividade, assumir riscos calculados, autoconfiança, planejamento e controle, criatividade e inovação. Espera-se com esta pesquisa suprir lacunas de conhecimento na literatura e contribuir para abertura de valiosos caminhos que investiguem a educação empreendedora.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Bernardes Vilarinho de Oliveira, Instituto Federal de Educação

Professor EBTT, mestre em Ciências da Educação (Administração Educacional. Coordenadora de Relações Institucionais do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília.

Referências

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Publicado

21-05-2022

Como Citar

Oliveira, A. C. B. V. de. (2022). Contribuições da disciplina de empreendedorismo e organização de empresas de eventos para a educação empreendedora. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(37). https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4360

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Artigos