A imanência como outra imagem para a educação

Autores

  • Elaine Schmidlin Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Aionara Preis Gabriel Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Ana Carolina Ribeiro Nogueira Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4378

Palavras-chave:

Educação, Noção do fora, Filosofia, Land art.

Resumo

Como encontrar outra imagem para a educação que privilegie a vida em sua potência e desafie a repetição e a homogeneização que ocorrem em fazeres docentes, muitas vezes desconectados dos contextos sociais e culturais presentes na escola? O texto parte da prerrogativa de que a educação é constituída por parâmetros estipulados por diretrizes curriculares e, por conta desse fator, surge, muitas vezes, um enfrentamento inevitável com o que ocorre no cotidiano escolar, muito mais diverso e heterogêneo do que aquele projetado pelos referenciais curriculares. Para (re)pensar essa problemática na educação, escolhe-se como interlocução a área da filosofia, especialmente a noção do fora de Maurice Blanchot e seu desdobramento em Michel Foucault e Gilles Deleuze, propondo, a partir de referências da land art, outra imagem de pensamento para a educação que se contraponha à sua imagem transcendente usual. Entende-se que a noção do fora possibilita compreender a arte como campo de forças, multifacetado. Para que a educação e a escola deixem de ser esse espaço obsoleto e distante da realidade dos alunos, é preciso que estejam inseridas na atualidade. Definitivamente, a escola não é lugar de embrutecimento, de encaixotar conhecimentos, onde se aprende de alguém que detém e transmite o conhecimento.

Biografia do Autor

Elaine Schmidlin, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora no Programa de Pós-graduação e no curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui Pós-Doutorado pelo Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa; Doutora em Educação, linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestrado em Educação, linha de pesquisa Arte Educação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Graduação pela Escola de Belas Artes (EBA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Grupo de Pesquisa Entre Paisagens UDESC/CNPq, em experimentações com a filosofia da diferença, a arte e a educação, nos seguintes temas: Formação docente e poética; paisagens e experiências docentes, ensino com e sobre arte.

Aionara Preis Gabriel, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais na linha de pesquisa em Ensino das Artes Visuais (2018). Possui graduação Bacharelado (2014) e Licenciatura (2018) em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Integrante do grupo de pesquisa Entre Paisagens; do programa de extensão universitária Nupeart Pro...Move; tem experiência na área de Artes, com ênfase em cerâmica, ensino da cerâmica e restauração.

Ana Carolina Ribeiro Nogueira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora, pesquisadora e artista. Doutoranda em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina, na linha de pesquisa de Ensino das Artes Visuais e Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC/2014). Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/CEART) e Pós-Graduada em Gestão Cultural pelo SENAC Santa Catarina (2011). Participa do Projeto de Pesquisa 'Paisagens Pedagógicas' (UDESC-SC). É professora de Artes Visuais e atua no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Florianópolis, SC. Desenvolve pesquisa com ênfase no Ensino das Artes Visuais, abordando questões de currículo.

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Publicado

30/08/2022

Como Citar

Schmidlin, E., Gabriel, A. P., & Nogueira, A. C. R. (2022). A imanência como outra imagem para a educação. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4378