DIREITO A EDUCAÇÃO – A REALIDADE DOS/AS JOVENS DO ASSENTAMENTO EGÍDIO BRUNETTO/MST/MT PARA TEREM ACESSO A EDUCAÇÃO ESCOLAR

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4381

Palavras-chave:

Juventude assentada, Direito a aprendizagem, Movimentos Sociais.

Resumo

Esta pesquisa versa sobre a juventude do assentamento Egídio Brunetto/MST/MT e as dificuldades encontradas por eles para terem acesso à educação escolar. Buscamos fazer uma abordagem sobre a importância dos movimentos sociais na constituição de escolas do campo e as dificuldades encontras nos dias atuais pelos estudantes do campo para terem acesso à educação, direito constitucional. A metodologia utilizada ocorreu por meio do estudo de caso, que apresenta procedimentos importantes para coleta de dados cujas informações essenciais para a pesquisa são fornecidas pelos sujeitos envolvidos. A pesquisa tem como suporte teórico autores como: Benjamim e Caldart (2000), Cabral (2014), Senra (2014), Souza (2016). Como resultado, pode-se perceber que os/as jovens do assentamento encontram muitas dificuldades para terem acesso à escola, principalmente em épocas de chuvas sendo que os principais empecilhos estão relacionados a quebra do ônibus, quedas de pontes que impedem o transito dos veículos.

Biografia do Autor

Flávia Cristina Dias Lopes de Sousa, IFMT

Graduada em Licenciatura em Ciências da Natureza pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - núcleo avançado de Jaciara - campus São Vicente (2015). Graduada em engenharia agronômica - Faculdade de ciências Sociais Aplicadas do Vale do São Lourenço - Jaciara/MT (2019). Mestra em Ensino - PPGEn - IFMT/UNIC (2020).

Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra, Universidade Federal de Mato Grosso

Pós-doutorado com bolsa PNPD/CAPES (2018-2029) na linha de pesquisa: Diversidade Cultural e Educação Indígena pelo Programa de Pós-graduação em Educação-PPGE da Universidade Católica Dom Bosco-UCDB. Doutorado e Mestrado em Educação - PPGE/UFMT (2009 E 2014). Possui graduação em pedagogia pelo Instituto de Educação-UFMT (2007). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino - PPGen-IFMT, atuando na linha pesquisa de: "Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Escolar". Pesquisador do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte - GPEA/UFMT, Líder do Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Educação Campesina - GEAC/PPGen/IFMT. Participou como colaborador - Comitê Interinstitucional e Permanente da Educação do Campo - CIPEC-MT de 2010 a 2015. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - Campus Várzea Grande, e atuou como docente por 10 anos no Campus São Vicente - Centro de Referência de Jaciara. Coordenador Adjunto do Projeto Prodocência-IFMT de 2010-2012. Participou da coordenação pedagógica de cursos de especializações lato sensu na UFMT (PRONERA/INCRA/MST 2016-2018) e IFMT (Educação do Campo e PROJOVEM CAMPO 2010-2012). Participou do Comitê Municipal de Meio Ambiente e também dos Fóruns de EJA de Jaciara-MT. Atua como Pedagogo da Equipe Multidisciplinar da UAB/IFMT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental escolarizada e não-escolarizada, Educação Campesina e do Campo, políticas públicas, formação de professores e educadores/as popular.

Heitor Queiroz Medeiros, Universidade Católica Dom Bosco

Realizou pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na Linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular, 2017-2018. Doutorado em Ciências - Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) 2006. Mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP) 1999. Graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) 1979-1982 e Faculdades Unidas Católica de Mato Grosso (FUCMAT) 1983. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2013-Atual) como docente no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) - Mestrado e Doutorado, tendo coordenado o programa entre 2014-2018, sendo atualmente vice-coordenador desse programa, onde também é coordenador da Linha de Pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena (2021-Atual). Desde dezembro de 2020 é um dos editores da Revista Série-Estudos (UCDB). Líder do Grupo de Pesquisa Diversidade Cultural, Educação Ambiental e Arte - CNPq. Foi professor visitante no Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) 2008-2013. Foi professor substituto na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no Departamento de Pedagogia (2001-2003). Um dos fundadores (2011) e atualmente membro do Conselho Deliberativo do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA) 2021-Atual. Um dos fundadores em 1985 da Associação Mato-grossense de Ecologia (AME MATO GROSSO e um dos fundadores em 1996 da Rede Mato-grossense de Educação Ambiental (REMTEA). Foi membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) como representante das entidades ambientalistas do Centro-Oeste e membro do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) como representante das entidades ambientalistas brasileira. Foi membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente de Mato Grosso (CONSEMA) e membro da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do estado de Mato Grosso (CIEA/MT) onde coordenou o processo de elaboração do Programa Estadual de Educação Ambiental do Estado de Mato Grosso. Foi consultor da UNESCO para atuação na área de Educação Ambiental no MMA (2003). Ex-técnico concursado da Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA) 2004-2008. Um dos fundadores, ex-coordenador editorial e atualmente membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Educação Ambiental (REVBEA). Tem experiência nas áreas de Docência de Ensino Superior; Diversidade Cultural e Educação Indígena; Educação e Interculturalidade; Educação Ambiental; História e Ciências Ambientais; Políticas Públicas. .

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Publicado

21-05-2022

Como Citar

Sousa, F. C. D. L. de, Senra, R. E. F., & Medeiros, H. Q. (2022). DIREITO A EDUCAÇÃO – A REALIDADE DOS/AS JOVENS DO ASSENTAMENTO EGÍDIO BRUNETTO/MST/MT PARA TEREM ACESSO A EDUCAÇÃO ESCOLAR. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(37). https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4381

Edição

Seção

Artigos