Educação inclusiva universitária: o curso de Direito

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4383

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação Inclusiva, Ensino Superior

Resumo

O presente trabalho analisa a Educação Inclusiva Universitária sob a perspectiva dos Direitos Humanos, questionando se a Educação Inclusiva vinculada à atenção especializada para pessoas com deficiência seria adequada para alcançar o Objetivo nº 04 para o Desenvolvimento Sustentável, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). Pressupõem-se que a conceituação equivocada quanto à Educação Inclusiva é uma das causas da exclusão ao categorizar e estigmatizar pessoas com deficiência e desconsiderar outros fatores de âmbito econômico e social que obstaculizam o acesso e permanência nas instituições de Ensino Superior. Considerando a diversidade humana, sobretudo quanto às formas de aprendizagem, implementou-se o método de pesquisa-ação para interceder junto aos alunos da primeira turma do curso de Direito, de uma faculdade da Baixada Santista, litoral de São Paulo.  O objetivo é verificar e compreender as dificuldades e obstáculos encontrados pelos alunos no decorrer do curso e analisar se ações interventivas pautadas na escuta ativa, diálogo e cooperação podem trazer reflexos positivos em relação à aprendizagem destes alunos, servindo de parâmetro para ações inclusivas efetivas no âmbito universitário. Constatou-se a importância de trabalhar o autoconhecimento dos discentes e a formação de docentes livre de padrões pré-estabelecidos de aulas.

  

Biografia do Autor

Vanessa Vasques Assis dos Reis, Faculdade de São Vicente (Unibr) e Universidade Católica de Santos

Mestre em Direito Internacional com enfoque em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Santos ( 2017-2019). Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário Lusíada (1995) e graduação em Direito pela Universidade Católica de Santos (2000). Professora Universitária e Pesquisadora na área de Educação, Cidadania e Direitos Humanos. Participa dos Grupos de pesquisas: Praticas Pedagógicas, pesquisa e formação  e Regimes e Tutelas Constitucionais, Ambientais e Internacionais, todos pela Universidade Católica de Santos. Membro da Cátedra Sérgio Vieira de Melo da Universidade Católica de Santos   

Célio Dias Sales, Núcleo de Reabilitação de Excepcional São Vicente de Paulo - Nurex

Mestre em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos (2012). Advogado. Diretor do Núcleo de Reabilitação de Excepcional São Vicente de Paulo - Nurex (gestão 2019- 2022).  

Danilo Nunes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC)

Doutorando em Administração pela PUC/SP. Mestre em Administração pela Unimonte (2000), área de concentração em Comportamento Organizacional. Professor universitário.  

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Publicado

08-09-2020

Como Citar

dos Reis, V. V. A., Sales, C. D., & Nunes, D. (2020). Educação inclusiva universitária: o curso de Direito. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(32), 106–134. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4383