POVOS INDÍGENAS E DESAFIOS ATUAIS: PERCEPÇÕES DECOLONIAIS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4386Palavras-chave:
Povos Indígenas, Formação de Educadores do Campo, DecolonialidadeResumo
A implementação das Licenciaturas em Educação do Campo nas universidades públicas brasileiras representa uma conquista dos movimentos sociais para atender as demandas históricas das populações campesinas, afro-brasileiras e indígenas. Considerando tais demandas, a presente pesquisa se volta à Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem como objetivo: conhecer, no prospecto do desenvolvimento da disciplina “História e Cultura dos Povos Indígenas no Brasil”, as percepções de estudantes sobre os desafios atuais impostos aos povos indígenas. Metodologicamente, adotamos uma proposta de pesquisa qualitativa exploratória, mediada pela análise documental e pelo questionário para coletar as informações que, posteriormente, foram analisadas a partir de concepções interpretativas decoloniais. Os principais resultados sinalizam que nas categorias analíticas Educação e Saúde, um dos grandes desafios que se apresenta é a ausência de profissionais com formação específica para atender as demandas das comunidades indígenas. No que diz respeito ao Território e Ambiente, as estudantes destacam a flexibilização das leis de demarcação de terras e ambientais, enquanto elementos que favorecem a violação dos direitos indígenas e da natureza; concretamente, a destruição das florestas e assassinatos de lideranças indígenas.
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