NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE PROFESSORAS SOBRE CRIANÇA(S) E INFÂNCIA(S) NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO SERTÃO CEARENSE
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https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4400Palavras-chave:
Crianças. Infâncias. Educação Infantil.Resumo
Este trabalho objetiva refletir sobre as concepções de professoras acerca do conceito de criança(s) e infância(s) e as possíveis implicações da Sociologia da Infância na prática pedagógica docente. Nesse sentido, interrogamo-nos sobre as concepções de professoras de educação infantil sobre infância e criança, tendo em vista que o entendimento de tais conceitos são prerrogativas que permeiam e subsidiam a práxis pedagógica da professora e do professor de educação infantil. Para isso, dialogamos sobre infância(s) e criança(s) à luz de Sarmento (2005), Corsaro (2002), dentre outros autores, sua relação com as políticas de educação infantil e a BNCC (2017). O estudo, qualitativo, teve o corpus de análise constituído de narrativas de 8 (oito) professoras e revelou que as concepções de criança(s) e de infância(s), apresentadas pelas professoras, corroboram as prerrogativas legais e os pressupostos da Sociologia da Infância.
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