Literatura infantil indígena: práticas pedagógicas de interdisciplinaridade e interculturalidade

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Autores

  • Bruna Costa Mariano Ferreguetti Souza Universidade Estadual de Roraima (UERR)
  • Laura Juliana Neris Machado Barros Universidade Estadual de Roraima (UERR)
  • Maristela Bortolon de Matos Instituto Federal de Roraima (IFRR)

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4406

Palavras-chave:

Literatura Infantil. Ensino Fundamental. Interdisciplinaridade. Interculturalidade.

Resumo

A literatura representa um bem social que precisa ser valorizado e oportunizado às crianças, sobretudo, voltada à interculturalidade, no contexto da literatura infantil indígena, como forma de promover a diversidade cultural. Este relato de pesquisa tem como objetivo apresentar como uma prática pedagógica interdisciplinar realizada em uma turma de Ensino Fundamental – Anos Iniciais, do Colégio de Aplicação/UFRR, em Boa Vista/RR, contribuiu para a formação cidadã, na perspectiva da interculturalidade, tendo a literatura enquanto um bem indispensável. Como estratégia de ensino, utilizou-se a proposição de uma sequência didática, envolvendo diversas áreas do conhecimento, a partir de um projeto denominado “Paradan: cultivando sementes”. Como resultado deste trabalho, os alunos produziram um livro com a temática indígena relacionando os conhecimentos apreendidos ao longo do processo de aprendizagem. Através da produção das crianças, com a prática pedagógica aplicada, pode-se constatar o quanto apreenderam sobre a cultura indígena e o contexto diverso em que estão inseridos.

Biografia do Autor

Bruna Costa Mariano Ferreguetti Souza, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Mestranda em Educação pela UERR. Professora Efetiva do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (Cap/UFRR).

Laura Juliana Neris Machado Barros, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Mestranda em Educação pela UERR. Professora Efetiva do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (Cap/UFRR).

Maristela Bortolon de Matos, Instituto Federal de Roraima (IFRR)

Doutora em Educação pela UNISINOS. Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).

Referências

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Publicado

24-12-2020

Como Citar

Costa Mariano Ferreguetti Souza, B., Neris Machado Barros, L. J., & Bortolon de Matos, M. (2020). Literatura infantil indígena: práticas pedagógicas de interdisciplinaridade e interculturalidade. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 266–281. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4406