Literatura infantil indígena: práticas pedagógicas de interdisciplinaridade e interculturalidade
Visualizações: 819DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4406Palavras-chave:
Literatura Infantil. Ensino Fundamental. Interdisciplinaridade. Interculturalidade.Resumo
A literatura representa um bem social que precisa ser valorizado e oportunizado às crianças, sobretudo, voltada à interculturalidade, no contexto da literatura infantil indígena, como forma de promover a diversidade cultural. Este relato de pesquisa tem como objetivo apresentar como uma prática pedagógica interdisciplinar realizada em uma turma de Ensino Fundamental – Anos Iniciais, do Colégio de Aplicação/UFRR, em Boa Vista/RR, contribuiu para a formação cidadã, na perspectiva da interculturalidade, tendo a literatura enquanto um bem indispensável. Como estratégia de ensino, utilizou-se a proposição de uma sequência didática, envolvendo diversas áreas do conhecimento, a partir de um projeto denominado “Paradan: cultivando sementes”. Como resultado deste trabalho, os alunos produziram um livro com a temática indígena relacionando os conhecimentos apreendidos ao longo do processo de aprendizagem. Através da produção das crianças, com a prática pedagógica aplicada, pode-se constatar o quanto apreenderam sobre a cultura indígena e o contexto diverso em que estão inseridos.Referências
BRASIL. Lei 11.645, de 10 de marco de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. No dia 27 de out. de 2019.
BRASIL, Cecy Lya. Canaimé. Rio de Janeiro: FAE; Governo do Território Federal de Roraima; 1987.
CANDAU, Vera Maria. Direitos Humanos, Educação e Interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. In: Revista Brasileira de Educação, Campinas, v.13, n.17, 2008.
CANDIDO, A. Vários Escritos. 3ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Editora Cortez, 2000.
LEONG, Leyla. Duas histórias da noite. Manaus: Editora Valer, 2011.
MAKU, Zezé. O reino de Makunaima e sua chefia da fauna. Boa Vista: Edição do autor, 2015.
MESQUITA, Elisete Maria de C.; LEÃO, Cleonice de Moraes E.; SOUZA, Dalma Flávia B. G. de. As sequências didáticas como um procedimento de ensino para o gênero artigo de opinião. Revista de Letras, Curitiba, v. 18, n. 22, p. 55-74, jan./jul. 2016.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.) et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
MUDURUNKU, Daniel. O segredo da chuva. São Paulo: Editora Ática, 2003.
PAVIANI, Jayme. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. 2. ed. Caixas do Sul: Educs, 2008.
SAUTHIER, Ângela Maria L.; PROCHNOW, Ana Lúcia C. O ensino da leitura numa perspectiva interdisciplinar: uma proposta de aplicação. Disciplinarum Scientia. Série: Artes, Letras e Comunicação, Santa Maria, v. 4, n. 1, p. 185-201, 2003.
SILVA, Vanilda Alves da.; REBOLO, Flavinês. A educação intercultural e os desafios para a escola e para o professor. INTERAÇÕES, Campo Grande, MS, v. 18, n. 1, p. 179-190, jan./mar. 2017.
THIÉL, Janice Cristine. A literatura dos povos indígenas e a formação do leitor multicultural. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1175-1189, out./dez. 2013.
THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 13, n. 39, p. 545-554, Dec. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.