Processos de privatização: o caso dos planos municipais de educação da região do grande ABC

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Autores

  • Paulo Sergio Garcia Universidade Municipal de São Caetano do Sul http://orcid.org/0000-0003-4840-391X
  • Alexandra de Jesus Auger Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Ana Paula Janaína Garofalo Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4408

Resumo

O Plano Nacional de Educação se constitui em um marco fundamental para as políticas educacionais. O documento possui 20 metas que buscam trazer melhorias para a educaçao brasileira e consolidar um sistema educacional capaz de concretizar o direito à educação, entre outras questões. Este Plano inspirou a elaboração dos documentos municipais em todo o Brasil, que em geral, seguiram as indicações no documento nacional. Neste contexto, este estudo identifica e analisa os processos de privatização, em relação à Educação Infantil, presentes nos Planos Municipais de Educação da região do grande ABC, que foram desenvolvidos nos anos de 2015 e 2016. Foram utilizadas as indicações da pesquisa documental para atingir os objetivos, com a análise de conteúdo. Os restultados revelaram superficialidade na maioria das estratégias inseridas nos documentos e similaridades com o Plano Nacional. Foram identificadas, em todos os Planos, estratégias que favorecem à privatização da Educação Infantil, a partir da regulação da oferta pela iniciativa privada e pela possibilidade da avaliação ser realizada nos moldes do Ensino Fundamental e Médio, por meio da apreciação do desempenho do aluno. Esses dados podem ser usados pelas secretarias de educação e no contexto da formação inicial de especialistas em educação.

Biografia do Autor

Alexandra de Jesus Auger, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Educação

Ana Paula Janaína Garofalo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Educação

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Publicado

13-12-2021

Como Citar

Garcia, P. S., Auger, A. de J., & Garofalo, A. P. J. (2021). Processos de privatização: o caso dos planos municipais de educação da região do grande ABC. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4408