UM OLHAR RESSIGNIFICADO SOBRE A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DO ENDIPE NO PERÍDO DE 2014 A 2016
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https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4423Palavras-chave:
Formação de Professores. Educação Infantil. ENDIPE.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar criticamente as produções científicas do ENDIPE dentro do período de 2014 a 2016 almejando encontrar resquícios de uma educação emancipadora que contribua com a formação dos profissionais que atuam na Educação Infantil. Para essa reflexão, optamos por uma metodologia de cunho qualitativo, com estudo bibliográfico à luz dos fundamentos da Teoria Crítica da Sociedade, pautando-nos principalmente nas obras de Adorno (1999, 2001, 2003 e 2010), e também em leituras secundárias. A busca por trabalhos relacionados a formação docente na Educação Infantil deu-se por meio do levantamento de artigos científicos e relatos de experiências no banco de produções científicas do ENDIPE. Por meio da análise crítica destes artigos científicos, pretendemos encontrar considerações que busquem romper com a ideia de uma educação voltada para o capital, que incentivem a disseminação de uma educação geradora de autorreflexão e corrobore com a formação inicial e continuada dos profissionais que atuam na Educação Infantil.Referências
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