UM OLHAR RESSIGNIFICADO SOBRE A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DO ENDIPE NO PERÍDO DE 2014 A 2016

Visualizações: 509

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4423

Palavras-chave:

Formação de Professores. Educação Infantil. ENDIPE.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar criticamente as produções científicas do ENDIPE dentro do período de 2014 a 2016 almejando encontrar resquícios de uma educação emancipadora que contribua com a formação dos profissionais que atuam na Educação Infantil. Para essa reflexão, optamos por uma metodologia de cunho qualitativo, com estudo bibliográfico à luz dos fundamentos da Teoria Crítica da Sociedade, pautando-nos principalmente nas obras de Adorno (1999, 2001, 2003 e 2010), e também em leituras secundárias. A busca por trabalhos relacionados a formação docente na Educação Infantil deu-se por meio do levantamento de artigos científicos e relatos de experiências no banco de produções científicas do ENDIPE. Por meio da análise crítica destes artigos científicos, pretendemos encontrar considerações que busquem romper com a ideia de uma educação voltada para o capital, que incentivem a disseminação de uma educação geradora de autorreflexão e corrobore com a formação inicial e continuada dos profissionais que atuam na Educação Infantil.

Biografia do Autor

Natasha Yukari Schiavinato Nakata, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Educação na área de Formação Docente pela UEL - Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Educação pela UEL. Licenciada em Pedagogia pela mesma Universidade. Membro do Grupo de Pesquisa "Semiformação e Educação no Contexto da Sociedade Danificada: Para Além do Território Demarcado" vinculado ao "GEPEITC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica" desenvolvido na UEL.

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutora em Educação pela UNESP - Marília. Doutora em Educação pela UEM - Maringá. Coordenadora da Comissão de Pesquisa - UEL. Coordenadora do Curso de Especialização Trabalho Pedagógico em Educação Infantil. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação – UEL. Líder do GEPEITC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica.

Referências

ADORNO, Theodor W. Textos Escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

ADORNO, Theodor W. Tabus a respeito do professor. Tradução de Newton Ramos-de-Oliveira. In: ZUIN, Antônio Álvaro Soares; PUCCI, Bruno; RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. Adorno: o poder educativo do pensamento crítico. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

ADORNO, Theodor W. Teoria da Semiformação. In: PUCCI, Bruno. ZUIN, Antônio Álvaro Soares; LASTÓRIA, Luiz Antônio Calmon Nabuco (Org.). Teoria Crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2010. p. 7-40.

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

ALMEIDA, Maria Isabel de. ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Disponível em: <http://endipe.pro.br/site/historico/>. Acesso em: 16 ago. 2018.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.

CAPISTRANO, Naire Jane; ANDRADE, Maria da Conceição de Oliveira; MOMO, Mariangela. Formação continuada de professores da Educação Infantil: as contribuições do NEI/UFRN. In: XVII ENDIPE, 2014, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UECE, 2014. p. 3174-3184.

CORRÊA, Talita Ananda; COSTA, Sinara Almeida da. As possíveis influências da formação continuada nas concepções de professoras de Educação Infantil. In: XVIII ENDIPE, 2016, Cuiabá. Anais [...]. Cuiabá: UFMT, 2016. p. 1897-1909.

FERNANDES, Sônia Regina de Souza; ALBUQUERQUE, Moema Helena de; HOEPERS, Idorlene da Silva. A formação continuada de educadores da Educação Infantil no contexto do PROEXT. In: XVII ENDIPE, 2014, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UECE, 2014. p. 520-530.

GARCEZ, Priscila de Araujo. A coordenação pedagógica na Educação Infantil: a formação continuada e suas implicações na construção de subjetividades docentes. In: XVII ENDIPE, 2014, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UECE, 2014. p. 184-188.

GOMES, Marineide de Oliveira. A formação de professores de Educação Infantil em cursos de Pedagogia: considerações e indagações. In: XVIII ENDIPE, 2016, Cuiabá. Anais [...]. Cuiabá: UFMT, 2016. p. 7160-7172.

HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. 7. ed. São Paulo: Centauro, 2002.

KRAMER, Sonia. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. Educação e Sociedade, n. 60, p. 15-35, dez. 1997.

KRAMER, Sonia. Infância, cultura contemporânea e educação contra a barbárie. Revista Teias, v. 1, n. 2, p. 1-14, 2000.

MAAR, Wolfgang Leo. Adorno, semiformação e educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n. 83, p. 459-476, ago. 2003.

OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; SILVA, Anilde Tombolato Tavares da; PIASSA, Zuleika Aparecida Claro. Consciência Crítica Surda Muda: reflexões sobre a experiência formativa escolar. Devir Educação, Lavras, v. 3, n. 1, p. 170-180, jan./jun. 2019.

PORTELINHA, Ângela Maria Silveira; ZOIA, Elvenice Tatiana; PASQUALOTTO, Lucyelle Cristina; COELHO, Rejane Teixeira; SBARDELOTTO, Vanice Schossler. A Educação Infantil no contexto das discussões da Base Nacional Comum Curricular. Temas e Matizes, Cascavel, v. 11, n. 20, p. 30-43, jan./jun. 2017.

SAITO, Heloísa Toshie Irie; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de. Trabalho docente na Educação Infantil: olhares reflexivos para a ação intencional e planejada do ensino. Imagens da Educação, v. 8, n. 1, p. 1-15, jan. 2018.

VASCONCELOS, Queila Almeida; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. A formação continuada em contexto como espaço para ressignificar os papéis da coordenação pedagógica e da docência na Educação Infantil. In: XVII ENDIPE, 2014, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UECE, 2014. p. 556-564.

Downloads

Publicado

24-12-2020

Como Citar

Nakata, N. Y. S., & de Oliveira, M. R. F. (2020). UM OLHAR RESSIGNIFICADO SOBRE A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DO ENDIPE NO PERÍDO DE 2014 A 2016. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 523–543. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4423