UM OLHAR RESSIGNIFICADO SOBRE A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DO ENDIPE NO PERÍDO DE 2014 A 2016

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4423

Palavras-chave:

Formação de Professores. Educação Infantil. ENDIPE.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar criticamente as produções científicas do ENDIPE dentro do período de 2014 a 2016 almejando encontrar resquícios de uma educação emancipadora que contribua com a formação dos profissionais que atuam na Educação Infantil. Para essa reflexão, optamos por uma metodologia de cunho qualitativo, com estudo bibliográfico à luz dos fundamentos da Teoria Crítica da Sociedade, pautando-nos principalmente nas obras de Adorno (1999, 2001, 2003 e 2010), e também em leituras secundárias. A busca por trabalhos relacionados a formação docente na Educação Infantil deu-se por meio do levantamento de artigos científicos e relatos de experiências no banco de produções científicas do ENDIPE. Por meio da análise crítica destes artigos científicos, pretendemos encontrar considerações que busquem romper com a ideia de uma educação voltada para o capital, que incentivem a disseminação de uma educação geradora de autorreflexão e corrobore com a formação inicial e continuada dos profissionais que atuam na Educação Infantil.

Biografia do Autor

Natasha Yukari Schiavinato Nakata, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Educação na área de Formação Docente pela UEL - Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Educação pela UEL. Licenciada em Pedagogia pela mesma Universidade. Membro do Grupo de Pesquisa "Semiformação e Educação no Contexto da Sociedade Danificada: Para Além do Território Demarcado" vinculado ao "GEPEITC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica" desenvolvido na UEL.

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutora em Educação pela UNESP - Marília. Doutora em Educação pela UEM - Maringá. Coordenadora da Comissão de Pesquisa - UEL. Coordenadora do Curso de Especialização Trabalho Pedagógico em Educação Infantil. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação – UEL. Líder do GEPEITC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica.

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Publicado

24-12-2020

Como Citar

Nakata, N. Y. S., & de Oliveira, M. R. F. (2020). UM OLHAR RESSIGNIFICADO SOBRE A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DO ENDIPE NO PERÍDO DE 2014 A 2016. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 523–543. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4423