A ARTE COMO POTENCIALIDADE NA PRÁTICA DO EDUCADOR SOCIAL
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https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4441Palavras-chave:
Educação. Educação Preventiva Integral. Infância. Adolescência. Práticas artísticas.Resumo
O estudo objetiva identificar a relevância da arte para as práticas do educador social na infância e adolescência. Salientando a arte como possibilidade de expressão e aprendizagem e a prática da Educação Preventiva Integral, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e exploratório, com coleta de dados a partir da observação participante. Participaram do estudo duas educadoras sociais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de um município da região metropolitana de Curitiba/Paraná - Brasil. Para a análise e discussão dos dados, embasou-se na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (BRONFENBRENNER, 2011) e nos estudos de Stoltz (2011) e Vygotsky (1995; 1996; 1999). Destaca-se que a arte possibilita práticas humanizadoras ao educador social e ao educando, possibilitando expressão de sentimentos, interesses e potencialidades; relaciona memórias com realidades experienciadas; expande movimentos culturais, técnicas e estilos de desenho e pintura, bem como exploração dos contextos em que estão inseridos. Há incentivo à criatividade, imaginação, relações sociais e reflexão na condição de seres humanos. Instiga o empoderamento e a autoeducação, auxiliando no seu desenvolvimento e contribuindo concretamente para as possibilidades de qualidade de vida e a garantia dos direitos fundamentais.
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