Sobre o outro em nós: Intelectuais Orgânicos, Jovens e Escola Pública

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4442

Palavras-chave:

Juventudes, Intelectual Orgânico, Educação, Situação de Rua.

Resumo

Apresenta-se parte dos resultados de uma pesquisa, imbrincada em uma extensão universitária, ocorrida em uma escola técnica com estudantes secundaristas dedicados a refletir e compreender sobre a realidade vivida por pessoas em situação de rua durante um ano, instaurando processos contínuos de alteridade. Para tanto, foram utilizados diferentes recursos junto aos jovens e professores, como oficinas da diferença, debates com base em documentários e leituras, rodas de conversas com pessoa em situação de rua e profissionais da saúde e assistência social. Ao final do processo, evidenciou-se o envolvimento dos estudantes explicitado na produção artística e intelectual de sala-temática. Com base em questionários foi possível dimensionar a mudança positiva de pensamentos e atitudes que os estudantes tiveram em relação ao tema, relacionada às categorias gramscianas de intelectual orgânico e catarse, a partir de uma compreensão de que o desenvolvimento do trabalho educativo-formativo ao longo do ano permitiu um reconhecimento dos jovens enquanto intelectuais orgânicos.

Biografia do Autor

Bruna Carolina Silva dos Reis, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Serviço Social (2019) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais (2019/2021) pela Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista.

Patrícia Leme de Oliveira Borba, Universidade Federal de São Paulo

Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Atualmente é professora adjunta IV da Universidade Federal de São Paulo no Departamento Saúde, Educação e Sociedade no Curso de Terapia Ocupacional e pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional/CAPES/PNDP (2019/2020).

Debora Galvani, Universidade Federal de São Paulo

Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (1997) e mestrado em Ciências, pela Faculdade de Medicina USP (2008), doutorado em Ciências, pelo Instituto de Psicologia da USP (2015). Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo, atualmente na Coordenadoria de Direitos Humanos da Pro-reitoria de Cultura e Extensão da UNIFESP.

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Publicado

08-09-2020

Como Citar

Reis, B. C. S. dos, Borba, P. L. de O., & Galvani, D. (2020). Sobre o outro em nós: Intelectuais Orgânicos, Jovens e Escola Pública. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(32), 412–431. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4442