Práticas docentes e cotidianos escolares: análise sobre os usos e não usos das mídias digitais
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https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4444Palavras-chave:
Pesquisa EducacionalResumo
Este artigo busca compreender as mudanças nos costumes e comportamentos no cotidiano escolar, a partir da inserção das mídias digitais, em especial no que se refere à formação para a reflexão crítica do educando, com foco na interface da Comunicação com a Educação pela perspectiva da Educação Crítica para as Mídias. A abordagem teórica se baseia principalmente nos escritos de Paulo Freire e na revisão bibliográfica da área de interface sob a perspectiva de diferenciação entre o conceito de mídias digitais e de tecnologia. Para a elaboração deste trabalho, foram entrevistados 10 educadores em três escolas da Rede Estadual do Estado do Rio de Janeiro e, ainda, realizada a Pesquisa Participante nos cotidianos para fundamentação da observação. Com base na Análise de Conteúdo das entrevistas, percebeu-se que os educadores se dividem em dois grupos: os que utilizam as mídias e buscam exercer uma educação crítica e os que utilizam de maneira acrítica as tecnologias ou que se recusam ao uso. Dessa análise, portanto, a pesquisa ressalta que a existência do primeiro grupo se deve (1) à formação do educador; (2) à realidade em que está situada a escola; e (3) ao apoio recebido da escola e do governo.Referências
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