O estágio supervisionado de Libras: o acontecimento inconcluso e a prática educativa intercultural crítica

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4446

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Inconclusibilidade. Interculturalidade.

Resumo

Nesse estudo tem-se como objetivos: a) analisar o Estágio Supervisionado de futuros professores de Libras; b) refletir sobre o Estágio Supervisionado como um acontecimento inconcluso; c) pensar na busca e na efetivação de uma prática educativa intercultural crítica no contexto do Estágio Supervisionado. O estudo deu-se com 17 (dezessete) universitários que cursam a Licenciatura Letras-Libras, com idade de 20 a 50 anos, sendo 15 mulheres e 02 homens. Para a coleta de dados utiliza-se um questionário com 05 questões mistas (fechadas e abertas). A análise dos dados ocorreu por meio do processo de categorização. Elabora-se mapas conceituais para melhor explanar as categorias evidenciadas no estudo. Os resultados apontam para o Estágio Supervisionado como um acontecimento que se deu em escolas que realizavam aulas para surdos e ouvintes ao mesmo tempo. Isso reverbera na aprendizagem do aluno surdo. Nesse estágio há a reflexão crítica sobre erros e acertos e a busca de uma prática educativa intercultural. Conclui-se que é imprescindível uma maior articulação do pensamento bakhtiniano com a perspectiva da interculturalidade e as leituras de base freireana. Isso tudo trará uma rica contribuição para a transformação da educação e da realidade escolar.

Biografia do Autor

Huber Kline Guedes Lobato, Universidade Federal do Pará

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), vinculado à Linha de Pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Professor do Magistério Superior (Assistente - I) do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos - GEPESUR; Professor de Língua Brasileira de Sinais - Sexto PROLIBRAS. Tradutor / Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - PROLIBRAS 2010. Especialista em Educação Especial pela Faculdade de Educação Montenegro - FAEM/2010. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia - UFPA/2006. Líder do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia - GELPEA. Tem experiência na área de Ensino-Aprendizagem em Educação Especial, Educação Inclusiva, principalmente em Educação de Surdos. Discute, pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: Ensino-Aprendizagem, Tradução/Interpretação de Libras e Enunciado Verbo-Visual na perspectiva de Bakhtin e do seu Círculo.

José Anchieta de Oliveira Bentes, Universidade do Estado do Pará

Possui pós-doutoramento em educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013), doutorado em Educação Especial (UFSCAR/2010), mestrado em Letras - Linguística (UFPA/1998), especialização em Linguística aplicada ao ensino-aprendizagem do Português (UFPA/1993) e graduação em Letras (UFPA/1991). Professor adjunto da Universidade do Estado do Pará; atua no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) - Mestrado na linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Coordenador do Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA). Campos de atuação: educação inclusiva; educação de jovens e adultos; Estudos dialógicos do discurso em práticas escolares e não escolares.

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Publicado

17-08-2020

Como Citar

Lobato, H. K. G., & Bentes, J. A. de O. (2020). O estágio supervisionado de Libras: o acontecimento inconcluso e a prática educativa intercultural crítica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(31), 413–439. https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4446