A violência no ambiente escolar: uma discussão da psicologia crítica

Autores

  • Cristiano da Silveira Longo Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Hayanna Alves Motta Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Barbara Bergamaschi Seco Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Natália Ramos Shiromoto Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Suéllen Soares Altrão Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

psicologia crítica. psicologia escolar. violência escolar.

Resumo

A escola na contemporaneidade tem sido palco de vários atos violentos em decorrência da fragilidade e superficialidade das relações. Em uma sociedade que tem estimulado a competitividade e o distanciamento afetivo entre os sujeitos, o descaso torna-se evidente nas depredações da instituição e se exteriorizam para ações violentas e agressivas entre os indivíduos que a compõem. Neste artigo, buscou-se realizar um levantamento bibliográfico acerca do fenômeno da violência, com foco no ambiente escolar, a partir da perspectiva social histórico-crítica de Vygotsky. Com base na literatura pesquisada, foi possível concluir que é imprescindível que se estabeleça, no ambiente escolar, relações e mediações saudáveis, de forma que permita a expressividade e independência do aluno. Além disso, a prevenção à violência é necessária em todos os níveis, por isso torna-se importante o papel da psicologia neste contexto.

 

Biografia do Autor

Cristiano da Silveira Longo, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Prof. Dr. Adjunto da Faculdade de Ciências Humanas do Curso de Psicologia da UFGD.

Hayanna Alves Motta, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Acadêmica do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas da UFGD.

Barbara Bergamaschi Seco, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Acadêmica do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas da UFGD.

Natália Ramos Shiromoto, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Acadêmica do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas da UFGD.

Suéllen Soares Altrão, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Acadêmica do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas da UFGD.

Downloads

Publicado

27/01/2015

Como Citar

Longo, C. da S., Motta, H. A., Seco, B. B., Shiromoto, N. R., & Altrão, S. S. (2015). A violência no ambiente escolar: uma discussão da psicologia crítica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(15), 148–164. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/449