A metodologia WEBQUEST no contexto das questões de gênero: experiências de educadoras em debate

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Autores

  • Jean Pablo Guimarães Rossi UNESPAR
  • Fabiane Freire França UNESPAR; UEM.

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4492

Palavras-chave:

Gênero. WebQuest. Formação Docente

Resumo

Neste artigo, extraído de uma pesquisa em âmbito de pós-graduação já concluída, temos como objetivo analisar as experiências de quatro educadoras frente à utilização da WebQuest (WQ), com o intuito de discutir como esta metodologia pode ser válida nas práticas pedagógicas, no que tange às questões de gênero. Para tanto, produzimos uma WQ intitulada Gênero e Diversidade na Escola, disponibilizada a partir de um curso ofertado durante o período de Formação Continuada para professoras/es atuantes da rede básica de ensino do município de Iretama, estado do Paraná. Posteriormente, uma das escolas do município foi selecionada para que realizássemos a proposta-convite de aplicação da WQ, culminando no consentimento e participação de quatro educadoras na pesquisa. Desta maneira, ancoradas/os na perspectiva teórica dos Estudos de Gênero, temos como fontes de análise, as experiências relatadas pelas participantes da pesquisa com a WQ, por meio dos questionários finais. Os resultados apontaram para a abertura que esta metodologia pode oferecer, no sentido de subsidiar o trabalho docente, incitar questionamentos e estabelecer novos diálogos acerca das discussões de gênero. Além disso, também evidenciou a necessidade de um maior investimento na formação docente, uma vez que mostrou a existência de alguns entraves nas respostas das educadoras.

Biografia do Autor

Jean Pablo Guimarães Rossi, UNESPAR

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE-UEM). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento, Pós-Graduado em Aprendizagem e Desenvolvimento nos Anos Iniciais da Educação Básica e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC/Cnpq) pela UNESPAR/Campus de Campo Mourão. Bacharel em Psicologia pela UNICAMPO. Docente da UNICAMPO – Faculdade União de Campo Mourão. E-mail: psijeanpablo@gmail.com.

Fabiane Freire França, UNESPAR; UEM.

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC/Cnpq). Docente do colegiado de Pedagogia, do  Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da UNESPAR/Campus de Campo Mourão e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE-UEM). E-mail: prof.fabianefreire@gmail.com.

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Publicado

08-09-2020

Como Citar

Rossi, J. P. G., & França, F. F. (2020). A metodologia WEBQUEST no contexto das questões de gênero: experiências de educadoras em debate. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(32), 213–243. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4492