A metodologia WEBQUEST no contexto das questões de gênero: experiências de educadoras em debate
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https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4492Palavras-chave:
Gênero. WebQuest. Formação DocenteResumo
Neste artigo, extraído de uma pesquisa em âmbito de pós-graduação já concluída, temos como objetivo analisar as experiências de quatro educadoras frente à utilização da WebQuest (WQ), com o intuito de discutir como esta metodologia pode ser válida nas práticas pedagógicas, no que tange às questões de gênero. Para tanto, produzimos uma WQ intitulada Gênero e Diversidade na Escola, disponibilizada a partir de um curso ofertado durante o período de Formação Continuada para professoras/es atuantes da rede básica de ensino do município de Iretama, estado do Paraná. Posteriormente, uma das escolas do município foi selecionada para que realizássemos a proposta-convite de aplicação da WQ, culminando no consentimento e participação de quatro educadoras na pesquisa. Desta maneira, ancoradas/os na perspectiva teórica dos Estudos de Gênero, temos como fontes de análise, as experiências relatadas pelas participantes da pesquisa com a WQ, por meio dos questionários finais. Os resultados apontaram para a abertura que esta metodologia pode oferecer, no sentido de subsidiar o trabalho docente, incitar questionamentos e estabelecer novos diálogos acerca das discussões de gênero. Além disso, também evidenciou a necessidade de um maior investimento na formação docente, uma vez que mostrou a existência de alguns entraves nas respostas das educadoras.
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