Remição de Pena pela Leitura – Uma abordagem transdisciplinar de multiletramentos para a construção da cidadania desejável

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Autores

  • Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP Docente Permanente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e EStudos da Linguagem - LAEL
  • Grassinete C. de Albuquerque Oliveira Universidade Federal do Acre - UFAC http://orcid.org/0000-0002-2765-8705

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4499

Palavras-chave:

Leitura e Escrita. Multiletramentos. Educação. Privação de Liberdade

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar e discutir um projeto piloto de leitura e escrita para mulheres adultas em situação de privação de liberdade desenvolvido por Pesquisadores do Grupo de Pesquisa ILCAE. O projeto visa a trabalhar com a leitura em uma perspectiva pedagógica de multiletramentos que impliquem na construção de uma cidadania como uma atividade desejável. Desenvolvido como uma pesquisa na área de Linguística Aplicada transdisciplinar de base crítica, apresentamos primeiro a parceria estabelecida entre a Penitenciária Feminina da Capital e a Fundação São Paulo/PUC-SP. A seguir, delimitamos o escopo desta pesquisa no bojo dos princípios estabelecidos pelo trabalho. Finalmente, discutimos os resultados parciais encontrados no projeto piloto obtidos e os novos encaminhamentos traçados.

Biografia do Autor

Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa, Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP Docente Permanente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e EStudos da Linguagem - LAEL

Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
Docente Permanente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística 
Aplicada e EStudos da Linguagem  - LAEL
Linha de Pesquisa: Linguagem e Educação

Líder do Grupo de Pesquisa Certificado pelo CNPq: Inclusão Linguística 
em Cenários de Atividades Educacionais - ILCAE
Editora do Periódico: The Specialist
Diretora da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes.

Grassinete C. de Albuquerque Oliveira, Universidade Federal do Acre - UFAC

Graduada em Letras: Português-Espanhol, pela Universidade Federal do Acre, UFAC (1999); especialização em Psicopedagogia, pela Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC (2002) e mestrado em Letras - Linguagens e Identidades, pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2009). Atualmente é professora da Universidade Federal do Acre (UFAC). As linhas de interesse estão relacionadas às questões de Linguística Aplicada ao ensino de Língua Nacional e às abordagens dos gêneros discursivos no ensino de língua nacional. Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela PUC-SP. 

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Publicado

08-09-2020

Como Citar

Lessa, A. B. C. T., & Oliveira, G. C. de A. (2020). Remição de Pena pela Leitura – Uma abordagem transdisciplinar de multiletramentos para a construção da cidadania desejável. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(32), 466–488. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4499