Remição de Pena pela Leitura – Uma abordagem transdisciplinar de multiletramentos para a construção da cidadania desejável
Visualizações: 799DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4499Palavras-chave:
Leitura e Escrita. Multiletramentos. Educação. Privação de LiberdadeResumo
O objetivo do artigo é apresentar e discutir um projeto piloto de leitura e escrita para mulheres adultas em situação de privação de liberdade desenvolvido por Pesquisadores do Grupo de Pesquisa ILCAE. O projeto visa a trabalhar com a leitura em uma perspectiva pedagógica de multiletramentos que impliquem na construção de uma cidadania como uma atividade desejável. Desenvolvido como uma pesquisa na área de Linguística Aplicada transdisciplinar de base crítica, apresentamos primeiro a parceria estabelecida entre a Penitenciária Feminina da Capital e a Fundação São Paulo/PUC-SP. A seguir, delimitamos o escopo desta pesquisa no bojo dos princípios estabelecidos pelo trabalho. Finalmente, discutimos os resultados parciais encontrados no projeto piloto obtidos e os novos encaminhamentos traçados.
Referências
ARENDT, H. Entre o passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 1988.
AZEREDO, J. C. de. Ensino de português: fundamentos, percursos, objetos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
CELANI, M. A. Transdisciplinaridade na Linguística Aplicada no Brasil. In: SIGNORINI. I; CAVALCANTI, M. (ORG.). Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade: questões perspectivas. Campinas, SP: Mercado de Letras 1998.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
COPE, B. & KALANTZIS, M. Multiliteracies – Literacy Learning and the Design of Social Futures. London; New York: Routledge, 2000.
DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.
DINIZ, D. Reflexões sobre o ato de educar: educação e humanização. Revista Educação Pública. 2014. https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/14/37/reflexes-sobre-o-ato-de-educar-educao-e-humanizao
FERNANDES, A. V. e PALUDETA, M. C. Educação e Direitos Humanos: Desafios para a escola contemporânea. Caderno Cedes. Campinas, vol 30, n. 81, p.233-249 Mai-ago.2010.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Trad. Lígia M. Ponde Vassalo. 20 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
GENTILI, P. Educar na Esperança em tempos de desencanto. In: GENTILI, P. & ALENCAR, C. Educação e Cidadania: A Formação ética como desafio político. Petrópolis: Editora Vozes. 2001.
KINCHELOE, J. L., & MACLAREN, P. Rethinking Critical Theory and Qualitative Research. In N. K. Denzin & Y. S. Lincoln (Eds.), The Sage handbook of qualitative research (pp. 303-342). THOUSAND OAKS, CA, : SAGE PUBLICATIONS LTD. 2005.
MOITA LOPES, L. P. Linguística Aplicada e Vida Contemporânea: Problematização dos Construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. The Harvard Educational Review, v. 1, n. 66, p. 60-92, 1996.
ONOFRE, E. M. C. Educação escolar para jovens e adultos em situação de privação de liberdade. Caderno Cedes, Campinas, v. 35, n. 96, p. 239-255, nov/ago 2015.
ONOFRE, E. M. C. & JULIÃO E. F. A educação na prisão como política pública: entre desafios e tarefas. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 51/69. Jan/mar 2013.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8a ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 15-34.
SAVIANI, D.; DUARTE, N. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.
SIGNORINI, I. A questão da língua legítima na sociedade democrática; um desafio para a linguística aplicada contemporânea. In: Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.