Análise das propostas pedagógicas da OCHE para o ensino de ciências humanas no estado do Ceará.

Visualizações: 3725

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4506

Palavras-chave:

OCHE, Ensino de Ciências Humanas, Metodologias Ativas, TICs.

Resumo

A Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE) foi criada pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), em 2019. O objetivo deste artigo é refletir sobre a importância da OCHE para o desenvolvimento de práticas educacionais que ampliam o conhecimento das realidades locais na Educação básica e sua influência nas escolas cearenses. A metodologia da investigação teve leituras para embasamento teórico e análise dos resultados obtidos, pesquisa exploratória acerca da primeira edição da OCHE, e análise do impacto das propostas pedagógicas, mediadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, no ensino de Ciências Humanas no Ceará. Sobre a OCHE, serviram de base dados e documentos oficiais do IFCE. Quanto ao ensino de Ciências Humanas, tivemos suporte em Bodart (2019). A fundamentação referente às metodologias ativas teve aporte em Berbel (2011); Diesel, Baldez e Martins (2017) e a importância das tecnologias na educação em Silva e Camargo (2015) e Schimidt e Cohen (2013).  A pesquisa permitiu concluir que a OCHE, além de incentivar nos participantes melhor compreensão da realidade cearense, desde seus primórdios, pode contribuir para a conscientização da importância das Ciências Humanas e o desenvolvimento de metodologias educacionais mediadas pelas tecnologias que favoreçam os processos de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Zilfran Varela Fontenele, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE

Doutorando em Educação pela Universidade de Valência - Espanha; Mestre em Ensino de Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN (2016); Especialização em Ensino de História - Faculdade Farias Brito - FFB (2013); Graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2007). Professor do Instituto Federal do Ceará - IFCE. Membro da Comissão Organizadora da Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará - OCHE. Autor do livro História: Vivências e Experiências e de Materiais Didáticos para Ensino Médio. Possui experiência na área de Ensino de História, com ênfase em História e Educação e formação docente. Trabalha com pesquisas e extensão na Área de Educação para as Relações Étnico Raciais, Educação em Direitos Humanos e Formação de Professores, com foco nos usos e competências docentes das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs.

José Gerardo Bastos da Costa Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte - IFRN

Mestre em Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação ampla entre a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), finalizado em 2017. Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), finalizado em 1991.2. Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), finalizado em 2001. Atualmente, professor de História no Ensino Básico Técnico Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Campus Mossoró, desde 2010. Experiência na área de História, com ênfase em História e em Ensino de História, e na área de Gestão em Escola Pública.

Referências

BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.

BODART, C. N [Org.]. O ensino de Humanidades nas escolas. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília, 2006. v. 3, p. 65-97.

BROWN, J. S. Learning in the digital age. The Internet and the University: Forum, 2001. p. 71-72. Disponível em: <http://www.johnseelybrown.com/learning_in_ digital_age-aspen.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2020.

BUSARELLO, R. I. Gamification: princípios e estratégias. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016.

CEARÁ. Secretaria de Educação. Metodologias de Apoio: áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Fortaleza: SEDUC, 2008.

COLL, C. El currículo escolar en el marco de la nueva ecología del aprendizaje. Aula, n. 219 p. 31-36, 2013. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/ pdf/20319227.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2019.

COSTA JÚNIOR, J. G. B. A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e o Ensino Médio Integrado no IFRN. 2017, 157 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. POSENSINO, Mossoró, 2017.

DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.

FARDO, M. L. A Gamificação como método: Estudo de elementos dos games aplicados em Processos de ensino e aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, 2013.

GRAVATÁ. A. et al. Volta ao mundo em 13 escolas. São Paulo: Fundação Telefônica: A. G., 2013.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. Edital da 1ª Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará. Fortaleza, 2019a.

____________. Regulamento da 1ª Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará. Fortaleza, 2019b.

KAPP, K.M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer, 2012.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas-SP: Papirus, 2007.

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

MIRANDA, A. R. A. Projeto “ONHB na E.E.M. Tenente Mário Lima”: do ensino de História à educação histórica. 2013, 92 f. Monografia (Especialização em Metodologias do Ensino de História) – Universidade Estadual do Ceará. Centro de Educação, Fortaleza, 2013.

MORAN, J. Metodologias Ativas em Sala de Aula. Revista Pátio. Ensino Médio, Profissional e Tecnológico, Porto Alegre, ano X, n. 39, p. 10-13. dez. 2018/fev. 2019.

PAIS, L. C. Educação escolar e as tecnologias da informática. 1ª Ed. Belo Horizonte: autêntica, 2008.

GOMEZ, A. I. P. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.

RODRÍGUEZ, J. M. S.; ALMERICH G.; LÓPEZ B. G.; ALIAGA., F. M. Las Competencias del Profesorado en TIC: estructura básica. Educación XX1, v.16.1, pp. 39-62. 2013.

SANCHO, J. M.; et al. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SCHIMIDT, E.; COHEN J. A nova era digital: reformulando o futuro das pessoas, das nações e dos negócios. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.

SILVA, R. A.; CAMARGO, A. L. A cultura escolar na era digital. O impacto da aceleração tecnológica na relação professor-aluno, no currículo e na organização escolar. P. 169-189. In BACICH Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

ZADUSKI, J. C. D.; LIMA, A. V. I.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. Ecossistemas da aprendizagem na era digital: considerações sobre uma formação para professores na perspectiva da educação inclusiva. Diálogo Educacional, v. 19, n. 60, p. 269-287, jan./mar. 2019.

Downloads

Publicado

08-09-2020

Como Citar

Fontenele, Z. V., & Bastos da Costa Júnior, J. G. (2020). Análise das propostas pedagógicas da OCHE para o ensino de ciências humanas no estado do Ceará. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(32), 13–33. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4506