Trajetos formativos de professores de gastronomia da EBPTT: ressignificando percursos

Tauane Carolina Parodi Be, Vantoir Roberto Brancher, Eliane Quinconzes Porto

Resumo


Haja vista singularidade da docência em gastronomia na rede EBPTT, procuramos, através deste artigo, compreender como se constituem os trajetos formativos dos professores gastrônomos situados nesses espaços. Diante de tal premissa, realizou-se uma pesquisa qualitativa, articulada por entrevistas semiestruturadas individuais, objetivando conhecer e destacar os trajetos formativos de docentes de gastronomia. Sendo assim, contamos com uma amostra de seis professores atuantes em Cursos de Tecnologia em Gastronomia de dois Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Após transcrição de áudios das entrevistas, categorização e análise de conteúdo das principais falas, inspirando-nos nas Narrativas de Vida e Formação, estruturamos as discussões constituintes deste artigo. Dentre as principais considerações, destacamos que a inserção na docência, de acordo com o relato de cinco dos seis colaboradores, foi estimulada por outros fatores que não o planejamento prévio ou sonho de ser professor. Entretanto, independente dos motivos que levaram os participantes da pesquisa a inserir-se na carreira de professor, percebe-se uma nítida identificação e conexão com a profissão ao longo do tempo. Além disso, sinaliza-se intensa relação entre a dimensão pessoal e a dimensão profissional na constituição do “ser” docente e, por fim, um envolvimento expressivo com uma experiência de formação ao longo da vida.

 


Palavras-chave


Gastronomia; EBPTT; Trajetos Formativos;

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4508

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES: SUMARIOS.ORG   LATINDEX   SEER/IBICT   REDIB   DIADORIM   GOOGLE ACADÊMICO  DOAJ  IRESIE   ELECTRONIC JOURNALS LIBRARY  LIVRE ACESSO ERIH PLUS 

Licença Creative Commons
Os trabalhos na Revista Interfaces da Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.