Trajetos formativos de professores de gastronomia da EBPTT: ressignificando percursos

Visualizações: 567

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4508

Palavras-chave:

Gastronomia, EBPTT, Trajetos Formativos,

Resumo

Haja vista singularidade da docência em gastronomia na rede EBPTT, procuramos, através deste artigo, compreender como se constituem os trajetos formativos dos professores gastrônomos situados nesses espaços. Diante de tal premissa, realizou-se uma pesquisa qualitativa, articulada por entrevistas semiestruturadas individuais, objetivando conhecer e destacar os trajetos formativos de docentes de gastronomia. Sendo assim, contamos com uma amostra de seis professores atuantes em Cursos de Tecnologia em Gastronomia de dois Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Após transcrição de áudios das entrevistas, categorização e análise de conteúdo das principais falas, inspirando-nos nas Narrativas de Vida e Formação, estruturamos as discussões constituintes deste artigo. Dentre as principais considerações, destacamos que a inserção na docência, de acordo com o relato de cinco dos seis colaboradores, foi estimulada por outros fatores que não o planejamento prévio ou sonho de ser professor. Entretanto, independente dos motivos que levaram os participantes da pesquisa a inserir-se na carreira de professor, percebe-se uma nítida identificação e conexão com a profissão ao longo do tempo. Além disso, sinaliza-se intensa relação entre a dimensão pessoal e a dimensão profissional na constituição do “ser” docente e, por fim, um envolvimento expressivo com uma experiência de formação ao longo da vida.

 

Biografia do Autor

Tauane Carolina Parodi Be, Instituto Federal Farroupilha

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica no Programa de Mestrado Profissional em Formação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em 2019; Especialista em Educação no Ensino Superior pela Uniasselvi em 2017 e Tecnóloga em Gastronomia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) em 2013; atualmente é servidora pública federal ocupando o cargo de Técnico Administrativo em Educação na Área Cozinha no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja, desde 2014.

Vantoir Roberto Brancher, Instituto Federal Farroupilha

Possui Graduação em Pedagogia (1999), Especialização em Educação Especial, AH/SD (2008), Mestrado em Educação (2006) e Doutorado em Educação (2013) pela Universidade Federal de Santa Maria ? UFSM, realizou o Doutorado Sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2011). É professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, atuando em cursos de Licenciatura e Pós-Graduação. Tem realizado estudos e pesquisas em Formação de Professores, Gênero, Diversidade e Inclusão. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial e Continuada de Professores- MAGMA https://magma872.webnode.com . Publicou recentemente os Livros: ?Formação de Professores em Tempos de Incerteza: Imaginários, Narrativas e Processos Autoformadores?; ?Inclusão e diversidade: Repensando saberes e fazeres na educação profissional, técnica e tecnológica?; ?Estrelas na terra? : repensando a atuação docente na pós-graduação: dentre saberes, fazeres, mitos e desafios?; Escolas do Campo Municipais: a gestão democrática e seus entraves, desafios e perspectivas, Formação, Saberes e Representações: a História de Vida de Helena Ferrari Teixeira, Altas Habilidades/Superdotação: conversas e ensaios acadêmicos, além de outros escritos. Avaliador de cursos superiores do INEP/MEC.

Eliane Quinconzes Porto, Instituto Federal Farroupilha

Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Integrada do alto Uruguai e das Missões (2001), Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria na Linha de Pesquisa de Formação de Professores (2018). Docente de Educação Básica, Técnica e Tecnológica ? Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos. Pesquisadora do campo de educação, Educação Especial e Inclusiva e Educação Profissional e Tecnológica. Tem interesse em pesquisas relacionadas aos campos da Inclusão Escolar, Aprendizagem, Formação de Professores, Estudos de Gênero ? História das Mulheres. 

Downloads

Publicado

18-06-2021

Como Citar

Parodi Be, T. C., Brancher, V. R., & Porto, E. Q. (2021). Trajetos formativos de professores de gastronomia da EBPTT: ressignificando percursos. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 119–142. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4508