Cidade e Educação: Um rolé pela Providência

Visualizações: 403

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4512

Palavras-chave:

Caminhar, Cidade, Educação

Resumo

O presente artigo trata da relação entre as possibilidades educativas acontecidas de maneira espontânea nas cidades, com foco no "Rolé dos Favelados" no Morro da Providência. Trata-se, portanto, de analisar práticas culturais que não tem intencionalidade pedagógica ou didática apriorística. Exploramos, ao longo do texto, a experiência etnográfica realizada no Morro da Providência e a relação com uma educação que é feita através do caminhar e através das trocas e relações entre humanos e não humanos. Para isso, mesclamos a analise bibliográfica de autores da Antropologia, da Educação e da Geografia com o trabalho de campo. A metodologia utilizada é pautada nos pressupostos da Teoria Ator-Rede (TAR).

 

Biografia do Autor

Leonardo Perdigão Leite, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor e mestre em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social/ UERJ. Bacharel em Museologia e Licenciado em Pedagogia.

Referências

ARAUJO, Vânia. A cidade como espaço público de educação e afirmação da cidadania: a experiência de Vitória/ES, Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, V. 27, p. 135-148, 2011.

CARRANO, Paulo. Juventudes e cidades educadoras. Petrópolis: Vozes, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Favela como Patrimônio da Cidade? Reflexões e polêmicas acerca de dois museus. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), v. 38, p. 49-66, 2006.

GOMES, M. V. Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação em debate. Revista Giramundo, Rio de Janeiro, V.1, N.2, p. 67-80, 2014.

INGOLD, Tim; VERGUNST, Jo. Introduction. IN: INGOLD, T.; VERGUNST, J. Ways of walking: Ethnography and practice on foot. Aberdeen: Ashgate Publishing Company, 2008.

INGOLD, Tim. Antropology and/as education. New York: Routledge, 2018.

LATOUR, B. Jamais Fomos Modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.

LAW, John. Modes of knowing: resources from the baroque. IN: LAW, J. ;RUPPERT, E.(Org). Modes of Knowing: resources from the baroque. Manchester: Mattering Press, 2016.

LEGAT, Alice. Walking stories; leaving footprints. IN: INGOLD, T.; VERGUNST, J. Ways of walking: Ethnography and practice on foot. Aberdeen: Ashgate Publishing Company, 2008.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

Downloads

Publicado

24-12-2020

Como Citar

Leite, L. P. (2020). Cidade e Educação: Um rolé pela Providência. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 597–616. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4512