OS SABERES NA CONSTRUÇÃO DA PERCEPÇÃO DO RACISMO EM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Autores

  • Roberta Santos de Almeida Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN http://orcid.org/0000-0002-8586-4697
  • Adelaide Alves Dias Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4518

Palavras-chave:

Racismo, Professor, Saberes Docentes,

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar a percepção sobre o racismo de professoras do ensino fundamental de escolas públicas da cidade de Patos – PB. Partiu do pressuposto que as professoras entendem o racismo a partir dos saberes construídos nas suas experiências de vida. Utilizou como referencial teórico de análise os estudos sobre saberes docentes e as abordagens críticas e sociais sobre o racismo, pautadas na desconstrução da ideia freyreana de mito da democracia racial. A partir de uma abordagem qualitativa, foi realizado um estudo descritivo/exploratório. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras da rede pública municipal em exercício das suas atividades docentes no ensino fundamental I. O instrumento utilizado foi a entrevista semiestruturada, realizada de forma coletiva. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. Após a transcrição, a fala das professoras foi submetida à analises qualitativas do tipo interpretativa, à luz do referencial teórico adotado. Os resultados indicaram, de forma geral, a existência de ambiguidades na percepção das professoras sobre o racismo. Ora elas o entendiam a partir da sensação da vítima ora a partir da intenção da pessoa racista. Identificamos também, em algumas falas, a ausência de saberes organizados em formações. Concluímos que a percepção das professoras foi influenciada pelo mito da democracia racial enquanto um saber social presente na cultura escolar e que as formações continuadas sobre a educação das relações raciais foram ausentes ou insuficientes para constituir saberes de experiência antirracistas.

Biografia do Autor

Roberta Santos de Almeida, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Discente do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Adelaide Alves Dias, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professora visitante do Departamento de Educação e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

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Publicado

24-12-2020

Como Citar

Santos de Almeida, R., & Alves Dias, A. (2020). OS SABERES NA CONSTRUÇÃO DA PERCEPÇÃO DO RACISMO EM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 08–28. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4518