Língua portuguesa em Angola: breve discussão sobre a situação de seu ensino na Província do Namibe

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4519

Palavras-chave:

Variedade angolana da língua portuguesa, Sociolinguística Educacional, ensino de língua portuguesa, análise de livro didático.

Resumo

Esse estudo centra-se na realidade do ensino em Angola, especificamente na província do Namibe, haja vista que alunos frequentam a escola, mas sentem que não sabem falar português, muito embora seja a língua efetivamente materna da maioria dos alunos. A fim de realizar esse estudo, partimos da hipótese de que a norma linguística que fundamenta os livros didáticas angolanos é a portuguesa, ou seja, a variedade europeia do idioma. Nesse sentido, o português angolano não é considerado na elaboração dos livros didáticos e, por isso, os alunos angolanos têm sua autoestima prejudicada pela forma como o ensino é conduzido. Com esse intuito, esse trabalho enquadra-se teoricamente na Sociolinguística, mais especificamente na Sociolinguística Educacional e conta com três perspectivas metodológicas que são: 1) compreensão teórica da sociolinguística, através dos textos teóricos; 2) análise dos livros didáticos da 7ª a 12ª classe; e 3) entrevista com alunos do Namibe, para compreender como é ensinado a eles a Língua Portuguesa. Em suma, observou-se que os alunos namibenses não falam tal como se aprende nas escolas. Isso mostra a necessidade de se aprofundar estudos sociolinguísticos sobre essa variedade e sobre as interferências que as línguas nacionais têm no português falado no Namibe.

Biografia do Autor

Sabrina Rodrigues Garcia Balsalobre, Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB - Campus dos Malês)

Docente no curso de Letras da UNILAB - Campus dos Malês, na área de metodologia de ensino de língua portuguesa e estágio supervisionado. Pós-doutora na Área de Linguística Histórica (2017) e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (2015) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - instituição em que também defendeu seu mestrado (2009) e cursou a graduação (2006). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em linguagem e Sociedade - GEPILIS (UNILAB/CNPQ).

Elias Flores Kanusse, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestrando em Linguagem e Cultura pela UFBA.

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela UNILAB.

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Publicado

08-09-2020

Como Citar

Balsalobre, S. R. G., & Kanusse, E. F. (2020). Língua portuguesa em Angola: breve discussão sobre a situação de seu ensino na Província do Namibe. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(32), 606–631. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4519