EJA e letramento: um estudo de caso

Autores

  • Emilio Davi Sampaio UEMS
  • Rosivane Pinheiro de Andrade Rede Pública do Estado da Bahia

Palavras-chave:

leitura. interpretação. letramento. EJA.

Resumo

Nos dias atuais é imperativo que todos sejam alfabetizados, mas, além disso, torna-se necessário que cada indivíduo saiba ler, escrever, compreender e interpretar dentro de um contexto em que leitura e escrita tenham sentido na vida da pessoa. Nesse processo, não basta apenas reunir palavras e frases sem compreender o significado delas. Nesta mesma linha de pensamento, buscamos, no presente estudo, investigar o nível de interpretação e letramento dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola estadual de Dourados (MS). Para isso, verificamos a capacidade desses alunos de interpretar o texto Piscina, de Fernando Sabino. Nossa discussão apoia-se nos estudos de Kleiman, Soares e Tfouni. Concluímos que os alunos apresentam sérias dificuldades em relação à leitura e ao entendimento do texto.

 

 

 

Biografia do Autor

Emilio Davi Sampaio, UEMS

Curso de Letras - Dourados

Rosivane Pinheiro de Andrade, Rede Pública do Estado da Bahia

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Adamantina (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e Doutorado em Letras na UFRGS (2014). É professor classe A da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL e consultor cadastrado na Pró-reitoria de Pesquisa da UEMS. É professor formador da Olimpíada da Língua Portuguesa no Estado de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia, ensino, literatura, leitura, poesia e conceitos. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

27/01/2015

Como Citar

Sampaio, E. D., & de Andrade, R. P. (2015). EJA e letramento: um estudo de caso. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(15), 110–121. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/452

Edição

Seção

Artigos Temáticos