EJA e letramento: um estudo de caso
Visualizações: 1112Palavras-chave:
leitura. interpretação. letramento. EJA.Resumo
Nos dias atuais é imperativo que todos sejam alfabetizados, mas, além disso, torna-se necessário que cada indivíduo saiba ler, escrever, compreender e interpretar dentro de um contexto em que leitura e escrita tenham sentido na vida da pessoa. Nesse processo, não basta apenas reunir palavras e frases sem compreender o significado delas. Nesta mesma linha de pensamento, buscamos, no presente estudo, investigar o nível de interpretação e letramento dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola estadual de Dourados (MS). Para isso, verificamos a capacidade desses alunos de interpretar o texto Piscina, de Fernando Sabino. Nossa discussão apoia-se nos estudos de Kleiman, Soares e Tfouni. Concluímos que os alunos apresentam sérias dificuldades em relação à leitura e ao entendimento do texto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.