Formação Inicial de Professores do Ensino Fundamental - Anos Iniciais: práticas que podem efetivar a mediação pedagógica para a apropriação de tecnologias digitais

Visualizações: 520

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4528

Palavras-chave:

Formação continuada de professores. Tecnologias digitais. Mediação da aprendizagem. Ensino Fundamental.

Resumo

O artigo é resultante de uma pesquisa qualitativa, na qual tem como abordagem norteadora a formação docente para a apropriação de tecnologias digitais. Para a elucidação de tal abordagem, fora proposta a seguinte questão para a investigação em tela: quais são as características da formação docente necessárias à apropriação das tecnologias digitais pelos professores do Ensino Fundamental? Diante disso, como objetivo principal foram investigadas as características que precisam estar presentes na formação continuada de professores para que se apropriem das tecnologias digitais, de forma a mediar a aprendizagem no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em uma escola da rede particular em Curitiba, Paraná, com nove professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os dados empíricos foram obtidos por meio de um questionário com questões estruturadas e de uma entrevista com questões semiestruturadas. Desse modo, os resultados da aplicação da pesquisa acabaram por evidenciar algumas características necessárias à formação continuada de professores do Ensino Fundamental, da etapa supramencionada, para que a apropriação das tecnologias digitais se efetive na mediação da aprendizagem: a) personalização; b)contextualização; c)receptividade; d)envolvimento e e)continuidade – considerando todos inerentes às práticas formativas docentes em contexto.

 

Biografia do Autor

Liliane de Sousa Cardoso, Centro Universitário Internacional (Uninter).

Graduada na licenciatura de Pedagogia. Especialista em Neuropsicipedagogia, Educação a Distância e Magistério do Ensino Superior. Mestra em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional (Uninter).

Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Centro Universitário Internacional (Uninter)

Graduado nas licenciaturas de Filosofia e Pedagogia. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professor titular do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional (Uninter). E-mail: ademir.m@uninter.com

Eduardo Fofonca, Universidade Federal do Paraná

Graduado nas licenciaturas de Letras-Português e Pedagogia. Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbietariana Mackezie, SP (UPM) e pós-doutor em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e em Didática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Professor pesquisado no Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: eduardofofonca@gmail.com

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Tecnologias digitais na educação: o futuro é hoje. 5º ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 12 e 13 de novembro de 2007. Disponível em: https://etic2008.files. wordpress.com/2008/11/pucspmaria.elizabeth.pdf. Acesso em: 20 de abril de 2020.

BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. 238 p.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BEHRENS, M. A.; MATOS, E. L. M.; TORRES, P. L. Diálogo com Paulo Freire: um relato de experiência na formação de professores para a utilização crítica da tecnologia na prática pedagógica online. Contrapontos, Itajaí, v. 7, n. 3. 2007.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto-Portugal: Porto Editora, 1994.

BUZZI, D. Uso da tecnologia na educação, da história à realidade atual. Revista Polyphonía, v. 27, n. 1, p. 475-483, 15 jul. 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/42325. Acesso em: 13 abr. 2019.

FOFONCA, E.; DIAS, M. A. R.; COSTA, K. A. S. da. A integração de tecnologias digitais e a constituição de metodologias interativas e dialógicas: desafios e possibilidades na Educação Superior. Revista Pesquisa em Discurso Pedagógico, PUC-Rio. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32160@1. nov. 2017. Acesso em: 15 out. 2019.

FRANCO, S. R. K.; PAZ, C. N.; MANAUT, N. R.; FAVERO, R. V. M. As necessidades de formação dos docentes ingressantes na UFRGS: o PAAP enquanto possibilidade à inovação pedagógica no ensino superior. ESUD 2014 – XI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA. Florianópolis/SC, 05 a 08 de agosto de 2014. Disponível em: http://esud2014.nute.ufsc.br/anais-esud2014/files/pdf/126940.pdf. Acesso em: 09 dez. 2018.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S. (coord.) Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GAUTHIER, C. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 2006.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Vida de professores. Porto-Portugal: Porto editora, 2000, p. 31-61.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Tradução Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2008. (Coleção Papirus Educação).

MERCADO, L. P. L. Formação docente e novas tecnologias. In: MERCADO, L. P. L. (org). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002.

MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed., Campinas, SP: Papirus, 2013.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed., São Paulo: Cortez, 2012.

SILVA, R. B. e. Abordagem crítica de robótica educacional: Álvaro Vieira Pinto e Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Setor de Educação. Universidade Federal do Paraná; Curitiba, 2012.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

VALENTE, J. A. (org.). Formação de educadores para o uso da informática na escola. Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied). Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2005. Disponível em: https://www.nied.unicamp.br/biblioteca/formacao-de-educadores-para-o-uso-da-informatica -na-escola/. Acesso em: 09 dez. 2018.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

Downloads

Publicado

18-06-2021

Como Citar

Cardoso, L. de S., Mendes, A. A. P., & Fofonca, E. (2021). Formação Inicial de Professores do Ensino Fundamental - Anos Iniciais: práticas que podem efetivar a mediação pedagógica para a apropriação de tecnologias digitais. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 143–164. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4528

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)