Formação Inicial de Professores do Ensino Fundamental - Anos Iniciais: práticas que podem efetivar a mediação pedagógica para a apropriação de tecnologias digitais

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4528

Palavras-chave:

Formação continuada de professores. Tecnologias digitais. Mediação da aprendizagem. Ensino Fundamental.

Resumo

O artigo é resultante de uma pesquisa qualitativa, na qual tem como abordagem norteadora a formação docente para a apropriação de tecnologias digitais. Para a elucidação de tal abordagem, fora proposta a seguinte questão para a investigação em tela: quais são as características da formação docente necessárias à apropriação das tecnologias digitais pelos professores do Ensino Fundamental? Diante disso, como objetivo principal foram investigadas as características que precisam estar presentes na formação continuada de professores para que se apropriem das tecnologias digitais, de forma a mediar a aprendizagem no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em uma escola da rede particular em Curitiba, Paraná, com nove professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os dados empíricos foram obtidos por meio de um questionário com questões estruturadas e de uma entrevista com questões semiestruturadas. Desse modo, os resultados da aplicação da pesquisa acabaram por evidenciar algumas características necessárias à formação continuada de professores do Ensino Fundamental, da etapa supramencionada, para que a apropriação das tecnologias digitais se efetive na mediação da aprendizagem: a) personalização; b)contextualização; c)receptividade; d)envolvimento e e)continuidade – considerando todos inerentes às práticas formativas docentes em contexto.

 

Biografia do Autor

Liliane de Sousa Cardoso, Centro Universitário Internacional (Uninter).

Graduada na licenciatura de Pedagogia. Especialista em Neuropsicipedagogia, Educação a Distância e Magistério do Ensino Superior. Mestra em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional (Uninter).

Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Centro Universitário Internacional (Uninter)

Graduado nas licenciaturas de Filosofia e Pedagogia. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professor titular do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional (Uninter). E-mail: ademir.m@uninter.com

Eduardo Fofonca, Universidade Federal do Paraná

Graduado nas licenciaturas de Letras-Português e Pedagogia. Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbietariana Mackezie, SP (UPM) e pós-doutor em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e em Didática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Professor pesquisado no Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: eduardofofonca@gmail.com

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Publicado

18-06-2021

Como Citar

Cardoso, L. de S., Mendes, A. A. P., & Fofonca, E. (2021). Formação Inicial de Professores do Ensino Fundamental - Anos Iniciais: práticas que podem efetivar a mediação pedagógica para a apropriação de tecnologias digitais. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 143–164. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4528

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