OLHARES (IM)POSSÍVEIS: As fronteiras e questões do cinema em pesquisas no campo da educação. Passeur, saber-vagalume e imagens-sintoma que podem emancipar
Visualizações: 306DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4529Palavras-chave:
Pesquisa-intervenção, cinema, sujeito, educaçãoResumo
Este artigo reflete a potência do trabalho com a noção de dispositivo em pesquisas-intervenções com o cinema na escola. Além da reflexão, pretendemos apresentar duas imagens que evidenciam momentos fundamentais da experiência em um trabalho realizado com crianças de 10 e 11 anos da periferia de Ouro Preto no ano de 2017. Nesse trabalho acreditamos na invenção de um saber-vagalume (HUBERMAN, 2011) durante as intervenções que buscavam espaços de construção de subjetividade dos/das estudantes envolvidos. Para tal, partimos da noção de dispositivo, desenvolvida por Cezar Migliorin no trabalho com o projeto “Inventar com a Diferença” (MIGLIORIN, 2016). Entendemos como “dispositivo” aquilo que coloca em crise o participante durante articulação entre um comando fechado e, ao mesmo tempo, aberto à inventividade. A partir dessa noção apropriada, articulamos para a primeira etapa da intervenção três momentos: 1) Cartão Postal, 2) Minuto Lumière e 3) Filme-Carta, os quais garantiram a emergência das imagens-sintoma produzidas pelas crianças participantes. Os efeitos do trabalho foram colhidos em ato, bem como a posteriore ao projeto. Concluímos que tal intervenção com o cinema opera nas fronteiras entre arte e clínica. Que esse trabalho é sem separação: arte e vida, ou melhor: artevida, extrapolando fronteiras na busca de testemunhos.
Referências
BARTHES, R. A morte do Autor. In: BARTHES, R. O Rumor da língua. Lisboa: Edições 70, 1984.
DIDI-HUBERMAN, G. Que emoção! Que emoção? São Paulo: Editora 34, 2016.
DIDI-HUBERMAN, G. Diante da imagem: questões colocadas aos fins de uma história da arte. São Paulo: Editora 34, 2013a.
DIDI-HUBERMAN, G. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
DINIZ, M. O método clínico na tensão entre conhecimento e saber na formação docente. Tese de Doutorado. Fae-UFMG. 2005.
FRESQUET, A. Cinema e educação: reflexões e experiências com estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Rio de Janeiro: Autêntica, 2013.
LEITE, G. P. C..; RODRIGUES, M. A Hipótese-Cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 9, p. 98-103, 2010.
MIGLIORIN, C.; PIPANO, I. A máquina e o filme-carta. In: MIGLIORIN, C.; PIPANO, I. Cinema de Brincar. Belo Horizonte: Relicário Edições, 2019, p. 69-87.
MIGLIORIN, C. Inevitavelmente Cinema: Educação, política e mafuá. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2015.
MIGLIORIN, C. et al. Inventar com a diferença: cinema e direitos humanos. Niterói: Editora UFF, 2014.
RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. Lílian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
RANCIÈRE, J. As distâncias do cinema. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012a.
RANCIÈRE, J. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012b.
RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO/34, 2009.
SANTOS, B. S. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 63, p. 237-280, out. 2002.
SOUZA, R. S.; ARAUJO, A. M. S.; DINIZ, M. Espaço e memória: transformações possíveis a partir do encontro com crianças da/na periferia de Ouro Preto. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ARTES URBANIDADES E SUSTENTABILIDADE, 1, 2017, São João Del Rei. Anais... São João del Rei: Siaus, 2017. p. 622-627.
SPEZIALE, A. Dispositivo audiovisual: pantallas Greenaway. In: GARCÍA, A. R. Imaginarios culturales: notas para una sociología de los medios audiovisuales. Buenos Aires: Ediciones Azzuras, 2012, p. 117-138.
MEDRADO, A.; DINIZ, M. O Ensino da Linguagem Audiovisual e Imagens-Sintomas. Perspectivas Online: Humanas & Sociais Aplicadas, v.10, n.28, p.98 -113 2020.
SOUZA, Raquel Salazar; ARAUJO, Arthur Medrado Soares; DINIZ, Margareth. Espaço e memória: transformações possíveis a partir do encontro com crianças da/na periferia de Ouro Preto. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ARTES URBANIDADES E SUSTENTABILIDADE, 1, 2017, São João Del Rei. Anais. São João del Rei: Siaus, 2017. p. 622 - 627.
MEDRADO, Arthur. Diretrizes políticas Globais e Relações Políticas Locais: possíveis indícios da “gestão-vagalume". Cadernos de Pós-graduação, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 138-148, jul./dez. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.11479>.
ARAUJO, A. M. S. Olhares (im)possíveis: desenvolvimento e aplicação de metodologia para a escuta do indizível com crianças da periferia de Ouro Preto. 2018. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. Mariana, 2018. Diponível em: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9911.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.