Linguagem científica na EJA: uma proposta de estratégias sociocognitivas para o processamento textual

Autores

  • Mallany Camargo Molina UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
  • Siumara Aparecida Lima UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Palavras-chave:

Processamento textual. Leitura. Produção textual. Estratégias sociocognitivas. EJA.

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar uma proposta de ensino interdisciplinar tomando por base aspectos da linguagem científica na Educação de Jovens e Adultos – EJA. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma sequência didática organizada para uma intervenção pedagógica sob o enfoque da leitura como prática interdisciplinar, foi desenvolvida a temática “Vozes na EJA”, em que se trabalharam conteúdos das disciplinas de Ciências Naturais (os sentidos) e conteúdos da Língua Portuguesa (gênero textual relato de vivências), tendo em vista as estratégias sociocognitivas de processamento textual na aquisição e construção do conhecimento científico. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, classificada como explicativa, a tipologia desse estudo é caracterizada como pesquisa-ação. Os resultados obtidos apontam que, quando as ações são planejadas estrategicamente pelo educador, com a perspectiva do ensino de leitura, possibilitam aos educandos a apropriação da linguagem científica na produção textual, permitindo a construção de sentidos.

 

 

 

Biografia do Autor

Mallany Camargo Molina, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Educação Profissional Integrada a Educação de Jovens e Adultos e Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Ponta Grossa.

Siumara Aparecida Lima, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná, atualmente é docente da Universidade Federal Tecnológica do Paraná – Câmpus Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

27/01/2015

Como Citar

Molina, M. C., & Lima, S. A. (2015). Linguagem científica na EJA: uma proposta de estratégias sociocognitivas para o processamento textual. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(15), 122–147. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/455

Edição

Seção

Artigos Temáticos