Historiografia e história da educação jesuítica no Espírito Santo

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4555

Palavras-chave:

Paradigma indiciário, Historiografia, Educação jesuíta, Espírito Santo

Resumo

Este estudo investiga a presença dos jesuítas na historiografia da educação capixaba e a presença de narrativas sobre a educação na capitania do Espírito Santo em cartas escritas pelos padres jesuítas entre 1551 e 1594. A historiografia da educação brasileira aponta o descompasso entre o impacto da ação pedagógica dos padres inacianos nos três primeiros séculos de colonização portuguesa no Brasil e a parca quantidade de investigações produzidas sobre o tema (BITTAR; FERREIRA JUNIOR, 2006). No caso do Espírito Santo, este descompasso revela-se intrigante ao considerar que a Companhia de Jesus fundou um dos seus primeiros colégios em terra capixaba (1552), além do destaque local à ação catequizadora desenvolvida pelo padre José de Anchieta. Utiliza como fontes as coletâneas Cartas jesuíticas, Novas cartas jesuíticas, Cartas dos primeiros jesuítas do Brasil e a História da Companhia de Jesus no Brasil. Pela via do método indiciário, referenciado na micro-história Italiana (GINZBURG,1989; 2007), a leitura cruzada dessas fontes aponta para um número ínfimo de missivas partindo do Espírito Santo e, a comparação desses dados aos das capitanias de São Vicente e da Bahia, presentes nas mesmas publicações, evidencia a disparidade entre elas, o que indicia possíveis invisibililizações da educação jesuítica no Espírito Santo.

Biografia do Autor

Wallace Manoel Hupp, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação pelo PPGE/ UFES na Linha de Pesquisa Docência, Currículo e Processos Culturais. Possui graduação em História e mestrado em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como professor de História da Rede Estadual de Ensino desde 2001. Trabalhou como coordenador estadual do PNLD/PNBE na Secretaria de Estado da Educação (SEDU) entre janeiro de 2013 e janeiro de 2016. Atualmente, é professor de História da EEEFM Marinete de Souza Lira.

Miriã Lúcia Luiz, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia (2004) e História (2009), mestrado (2010) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. É membro do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (NUCAPHE). É professora Adjunto-A do Quadro Permanente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua nas áreas de História da Educação, Ensino de História e Formação e prática de professores.

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Publicado

13-12-2021

Como Citar

Hupp, W. M., & Luiz, M. L. (2021). Historiografia e história da educação jesuítica no Espírito Santo. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4555