Modelos de Gestão Escolar: Aproximações entre Brasil, Chile, Equador e México
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4569Palavras-chave:
Gestão educacional, Modelos de gestão, Indicadores, EstándaresResumo
O presente artigo apresenta aproximações entre os indicadores de qualidade presentes nos modelos de gestão educacional do Brasil, Chile, Equador e México. Para isso realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental de caráter qualitativo. No que se refere aos artigos, dissertações e teses utilizados nesta pesquisa foram retirados das plataformas Banco de Teses e Dissertações da CAPES e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). O resultado do nosso trabalho apresentou aproximação de seis indicadores entre os diferentes países, a saber: Planejamento didático coletivo; Diretores e professores qualificados; Estrutura/Infraestrutura; Trabalho Conjunto; Apoio acadêmico a estudantes em maiores dificuldades; e Aprendizagem. Entendemos que a qualidade da gestão de uma boa escola está alicerçada na qualidade dos docentes, do planejamento pedagógico, de estrutura e infraestrutura, bem como a gestão colaborativa. Concluímos para a importância da atração, valorização e fidelização dos bons colaboradores, que estão envolvidos e engajados no desempenho da instituição como um todo.
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