Cidade Educadora e o Programa Linhas do Conhecimento: representações sociais de professoras de educação infantil

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4583

Palavras-chave:

Representações sociais. Educação Infantil. Cidade Educadora. Programa Linhas do Conhecimento.

Resumo

O artigo analisa as representações sociais (RS) de professores que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), de Curitiba/PR, com a etapa da pré-escola e na interface com o “Programa Linhas do Conhecimento” (CURITIBA, 2018) sobre “cidade educadora”. Com opção pela abordagem qualitativa, tomamos o aporte da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1961, 1978, 2003) e Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 1994, 2000), para analisar as RS com os dados produzidos a partir da aplicação da técnica de associação livre de palavras a 37 professoras. Após a preparação do corpus, este foi processado no software EVOC (2005) para a análise prototípica, confirmada pela Análise de Similitude processada pelo software Iramuteq (2009). As RS sobre cidade educadora mostram essa cidade como espaço/tempo que, ao envolver a ampliação cultural, cria uma comunidade educadora que contribui para assegurar à criança os direitos de cidadania e que requer a valorização do professor.


[1] De acordo com a LBD nº 9.394/1996, atualizada pela Redação da Lei nº 12.796 de 2013, a pré-escola atende a crianças na faixa de 4 a 5 anos de idade.

Biografia do Autor

Sueli Pereira Donato, Centro Universitário Internacional Uninter

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional Uninter. Pesquisadora da FAMPECT. Pesquisadora da FAMPECT. Coeditora da Revista Intersaberes e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (UNINTER).  Integra o Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do Professor e Representações Sociais (POFORS) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).  Atua e desenvolve pesquisas na área da Educação com ênfase na formação de professores, relações entre escola-universidade-cidade educadora, tecnologias e representações sociais.

Romilda Teodora Ens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná -PUCPR

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Pós Doutora pela Universidade do Porto/Portugal. Pesquisadora Produtividade pela Fundação Araucária – Paraná. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, na linha História e Políticas da Educação, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Pesquisadora Associada da Fundação Carlos Chagas, participando do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais, Subjetividade – Educação (CIERS-ed). Membro do Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais (NEARS) – PUC-SP. Integrante da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe). Lidera o grupo de pesquisa Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais (POFORS) na PUCPR, que integra a Cádetra da UNESCO sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo CIERS-ed/FCC.

Rosane de Jesus, Centro Universitário Internacional Uninter

Mestranda em Educação e Novas Tecnologias no Centro Universitário Internacional Uninter. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-graduação em Educação Infantil e Alfabetização, Educação Especial e Psicopedagogia. Atua como pedagoga na educação infantil e educação especial em instituições públicas municipais de Curitiba/Pr.

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ZAINKO, M. A. S. et. al. Cidades Educadoras. Curitiba: Editora da UFPR, 1997.

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Publicado

08-09-2020

Como Citar

Donato, S. P., Ens, R. T., & Jesus, R. de. (2020). Cidade Educadora e o Programa Linhas do Conhecimento: representações sociais de professoras de educação infantil. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(32), 384–411. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4583