Desenvolvimento da Sala de Aula Invertida nos Anos Finais do Ensino Fundamental
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4587Palavras-chave:
Tecnologias digitais da informação e comunicação, Ensino híbrido, Sala de Aula Invertida, Ensino Fundamental.Resumo
Este artigo aborda o desenvolvimento da Sala de Aula Invertida (SAI) nos Anos Finais do Ensino Fundamental, resultante da experiência com a metodologia híbrida. Analisou os processos que efetivaram o modelo de ensino híbrido com vistas às possibilidades de integrar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na prática de professores da educação básica. Os dados apresentados e analisados resultam do estudo de caso com 2 professoras e 24 estudantes do 8º ano numa escola da rede privada de Maceió–AL, realizado entre o 2º semestre de 2017 e 2º semestre 2018, no qual se explorou o desenvolvimento metodológico da SAI na prática pedagógica dos professores envolvidos. A coleta de dados se estruturou em duas etapas: formação dos professores e desenvolvimento da SAI no contexto da pesquisa. As análises se efetivaram desde a estruturação dos posts nos blogs e aplicação de questionários de entrevista semiestruturada e grupo focal às professoras. A partir dessa análise, confrontamos os processos da proposta SAI com os discursos e instrumentos. Constatamos que os processos da SAI, para além da técnica, se efetivaram desde disponibilidade de recursos, formação e cooperação técnica e pedagógica.Referências
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