Desenvolvimento da Sala de Aula Invertida nos Anos Finais do Ensino Fundamental

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4587

Palavras-chave:

Tecnologias digitais da informação e comunicação, Ensino híbrido, Sala de Aula Invertida, Ensino Fundamental.

Resumo

Este artigo aborda o desenvolvimento da Sala de Aula Invertida (SAI) nos Anos Finais do Ensino Fundamental, resultante da experiência com a metodologia híbrida. Analisou os processos que efetivaram o modelo de ensino híbrido com vistas às possibilidades de integrar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na prática de professores da educação básica. Os dados apresentados e analisados resultam do estudo de caso com 2 professoras e 24 estudantes do 8º ano numa escola da rede privada de Maceió–AL, realizado entre o 2º semestre de 2017 e 2º semestre 2018, no qual se explorou o desenvolvimento metodológico da SAI na prática pedagógica dos professores envolvidos. A coleta de dados se estruturou em duas etapas: formação dos professores e desenvolvimento da SAI no contexto da pesquisa. As análises se efetivaram desde a estruturação dos posts nos blogs e aplicação de questionários de entrevista semiestruturada e grupo focal às professoras. A partir dessa análise, confrontamos os processos da proposta SAI com os discursos e instrumentos. Constatamos que os processos da SAI, para além da técnica, se efetivaram desde disponibilidade de recursos, formação e cooperação técnica e pedagógica.

Biografia do Autor

Weider Alberto Costa Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino polo UFAL, mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Gestor na educação básica da rede privada, conteudista na Universidade Federal de Goiás (UFG) e consultor em tecnologias digitais na educação.

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), bolsista produtividade em pesquisa 2 do CNPq, líder do grupo de pesquisa TICFORPROD, doutor em Educação pela PUC/SP e mestre em educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

30-08-2022

Como Citar

Santos, W. A. C., & Mercado, L. P. L. (2022). Desenvolvimento da Sala de Aula Invertida nos Anos Finais do Ensino Fundamental. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4587