Curadoria compartilhada: ensinar e aprender com e sobre arte para além das fronteiras.

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Autores

  • Maria Emilia Sardelich Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4600

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem. Espaços de hipermobilidade. Ensino de arte. Estéticas decoloniais. Curadoria Compartilhada.

Resumo

Este artigo apresenta o processo de pesquisa/ensino/aprendizagem denominado Curadoria Compartilhada, como prática coletiva de discentes/docentes, provocadora de sentidos e seus efeitos a fim de perturbar noções estereotipadas sobre o fazer pedagógico. A partir da abordagem metodológica da pesquisa narrativa inspirada nos feminismos, tem o intuito de potencializar outros modos de pensar o ensino/aprendizagem, não somente do componente curricular Arte. Indica as possibilidades de deslocamento dos espaços tradicionais para se aprender com e sobre arte, a escola e o museu, expandindo seus limites para as redes sociais, como também o exercício das funções artísticas de escolha e legitimação da produção artística contemporânea. Esses deslocamentos diluem fronteiras disciplinares, configurando um ecossistema híbrido entre o espaço físico da sala de aula e o ciberespaço, atravessado pelo fluxo informacional dos espaços de hipermobilidade, reconhecendo a nossa condição de existência ubíqua, de pessoas presentes-ausentes. Os resultados apontam para um aprender que se desloca em vários sentidos: do conservantismo para o ativismo; da verticalidade hierárquica para a horizontalidade participativa das redes; da autonomia para o empoderamento; da criação individual para a potenciação da criação coletiva; da estética eurocêntrica para as estéticas decoloniais; do discurso especialista para a escrivivência das intérpretes.

Biografia do Autor

Maria Emilia Sardelich, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Educação, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Educação (CE), Departamento Metodologia da Educação (DME) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/UFPB/UFPE). Atua na área de Didática e Ensino de Arte, cursos de Licenciatura, modalidades presencial e a distância.

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Publicado

18-06-2021

Como Citar

Sardelich, M. E. (2021). Curadoria compartilhada: ensinar e aprender com e sobre arte para além das fronteiras. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 185–212. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4600