Experimentação investigativa no ensino-aprendizagem de conhecimentos químicos socialmente relevantes
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4616Palavras-chave:
Experimentação investigativa, Conhecimento socialmente relevante, Pesquisa em ensino de Química, Clube de ciências, Pesquisa narrativaResumo
Esta é uma pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, que tem como objeto investigativo a experiência humana e considera as vozes dos participantes como dados vivos dos fenômenos investigados, valorizando que nós, seres humanos, somos contadores de histórias. A experiência investigada nesta pesquisa ocorreu em uma turma do ensino médio, no Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (CCIUFPA). Tratamos da experimentação investigativa no ensino de química, discutindo a respeito de sua utilização como estratégia pedagógica para o ensino-aprendizagem de conhecimentos químicos socialmente relevantes. Objetivamos compreender em que termos a experimentação investigativa pode ser utilizada no processo de ensino-aprendizagem de conhecimentos com relevância social, tal como dito. Como resultado, evidenciamos que para a experimentação investigativa ser utilizada com vistas ao ensino-aprendizagem de conhecimentos químicos socialmente relevantes é necessário que o professor assuma a posição de mediador e os estudantes participem ativamente, imersos no processo em que a investigação parta de uma problemática situada, vivida pelos estudantes em seu meio social, que pode ser construída por problema ambiental e/ou social. Esse tipo de experimentação pode ser uma possibilidade pedagógica para o desenvolvimento de conhecimentos químicos socialmente relevantes e para formação de cidadãos críticos e ativos na comunidade em que se inserem.Referências
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