Experimentação investigativa no ensino-aprendizagem de conhecimentos químicos socialmente relevantes

Visualizações: 288

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4616

Palavras-chave:

Experimentação investigativa, Conhecimento socialmente relevante, Pesquisa em ensino de Química, Clube de ciências, Pesquisa narrativa

Resumo

Esta é uma pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, que tem como objeto investigativo a experiência humana e considera as vozes dos participantes como dados vivos dos fenômenos investigados, valorizando que nós, seres humanos, somos contadores de histórias. A experiência investigada nesta pesquisa ocorreu em uma turma do ensino médio, no Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (CCIUFPA). Tratamos da experimentação investigativa no ensino de química, discutindo a respeito de sua utilização como estratégia pedagógica para o ensino-aprendizagem de conhecimentos químicos socialmente relevantes. Objetivamos compreender em que termos a experimentação investigativa pode ser utilizada no processo de ensino-aprendizagem de conhecimentos com relevância social, tal como dito. Como resultado, evidenciamos que para a experimentação investigativa ser utilizada com vistas ao ensino-aprendizagem de conhecimentos químicos socialmente relevantes é necessário que o professor assuma a posição de mediador e os estudantes participem ativamente, imersos no processo em que a investigação parta de uma problemática situada, vivida pelos estudantes em seu meio social, que pode ser construída por problema ambiental e/ou social. Esse tipo de experimentação pode ser uma possibilidade pedagógica para o desenvolvimento de conhecimentos químicos socialmente relevantes e para formação de cidadãos críticos e ativos na comunidade em que se inserem.

Biografia do Autor

João Batista Mendes Nunes, Universidade Federal do Pará

Graduado em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2013, Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará, no ano de 2016. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/IEMCI/UFPA). Bolsista CAPES de doutorado.

Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Graduada em Licenciatura em História Natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975) e em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), especialista em Ecologia Humana na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) em 1978. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). É professora Titular da Universidade Federal do Pará.

Referências

ARAGÃO, R.: Emoções e Pesquisa Narrativa: Transformando Experiências de Aprendizagem. Rev. Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 295-320, Maio. 2008.

ARAÚJO, M. S. T; ABIB, M. L. V. S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Rev. Bras. Ensino Fís. [online], São Paulo, v.25, n.2, p. 176-194, Junho. 2003.

CACHAPUZ, A. F.; PRAIA, J. ; JORGE, M. Perspectivas de Ensino. 1 ed. Porto: Centro de Estudos em Educação em Ciência. 2000. 79 p.

CACHAPUZ, A. F.; PRAIA, J.; JORGE, M. Ciência, Educação em Ciência e Ensino de Ciências, Lisboa: Ministério da Educação, 2002. (Coleção Temas de Investigação, 26).

CLANDININ, D.J; CONNELLY, F. M. PESQUISA NARRATIVA: Experiência e História em pesquisa qualitativa. EDUFU. Uberlândia, MG, 2011. 250 p.

CONNELLY, F. M; CLANDININ, J. Stories of Experience and Narrative Inquiry. Educational Researcher, Washington, v. 19, n. 5, p. 2-14, Jun/ Jul. 1990.

FRAIHA-MARTINS, F. Significação do ensino de ciências e matemática em processos de letramento científico-digital. 2014, 190f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.

GASPAR, A.; MONTEIRO, I. C. C.; MONTEIRO, M. A. A. Um Estudo sobre as Atividades Experimentais de Demonstração em Sala de Aula: Proposta de uma fundamentação teórica. In: VII Congresso Enseñanza de las Ciencias. n. Extra, 2005, Barcelona. Enseñanza de las

Ciencias. Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). 2005. p. 1-5.

GONÇALVES, T. V. O. ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: marcas da diferença. 2000. 273f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

MACHADO, C. R. S. O ENSINO DA SÍNTESE DE PROTEÍNAS: construindo conhecimentos socialmente relevantes. 2017, 122f. Dissertação (Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: Suely Ferreira Deslandes; Romeu Gomes; Maria de Cecília de Souza Minayo (Ornizadora). Pesquisa social: Teoria, Método e criatividade. 28 ed. Petropolis/RJ: Vozes, 2009. p. 9 - 29.

MIZUKAMI, M. D. G. N. Ensino: As abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. 119 p. MORAES, R.; GALIAZZI, M. D. C. Análise textual discursiva. 1ed. Ijuí: Editora Unijui, 2007. 224 p.

NUNES, J. B. M. Demonstrativo Ou Investigativo: Em Qual Perspectiva Experimentos De Pilha São Apresentados Nos Livros Didáticos? 2013. 46f. Trabalho de Conclusão de Corso (Química Licenciatura) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.

OLIVEIRA, J. R. S. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae, Universidade Luterana do Brasil, v. 12 n.1 p.139-153 jan./jun. 2010a.

OLIVEIRA, J. S. A Perspectiva Sócio-histórica de Vygotsky e suas Relações com a Prática da Experimentação no Ensino de Química. ALEXANDRIA, Florianópolis, v.3, n.3, p.25-45, nov. 2010b.

PARENTE, A. G. L. Práticas de investigação no ensino de ciências: percursos de formação de professores. 2012. 234 f. Tese (Doutorado em educação) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2012.

PRAIA, J. F.; CACHAPUZ, A. F.; GIL-PEREZ, D. PROBLEMA, TEORIA E OBSERVAÇÃO EM CIÊNCIA: para uma reorientação epistemológica da educação em ciência. Ciência & Educação, Bauru, v.8, nº1, p.127 – 145, 2002.

SALESSE, A. M. T. A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem. 2012. 40f. Monografia (especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.

SCHNETZLER, R. P.; ANTUNES-SOUZA, T. O desenvolvimento da pesquisa em educação e o seu reconhecimento no campo científico da química. ReLAPEQ, Uberaba, v.2, n.1, 2018.

SCHNETZLER, R. P.; SILVA, L. H. A.; ANTUNES-SOUZA, T. Mediações pedagógicas na interpretação de experimentações investigativas: uma estratégia didática para a formação docente em química. Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 3, p. 585-604, set./dez. 2016.

Downloads

Publicado

21-05-2022

Como Citar

Nunes, J. B. M., & Gonçalves, T. V. O. (2022). Experimentação investigativa no ensino-aprendizagem de conhecimentos químicos socialmente relevantes. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(37). https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4616

Edição

Seção

Artigos