Experimentação investigativa no ensino-aprendizagem de conhecimentos químicos socialmente relevantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4616

Palavras-chave:

Experimentação investigativa. Conhecimento socialmente relevante. Pesquisa em ensino de Química. Clube de ciências. Pesquisa narrativa.

Resumo

Esta é uma pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, que tem como objeto investigativo a experiência humana e considera as vozes dos participantes como dados vivos dos fenômenos investigados, valorizando que nós, seres humanos, somos contadores de histórias. A experiência investigada nesta pesquisa ocorreu em uma turma do ensino médio, no Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (CCIUFPA). Tratamos da experimentação investigativa no ensino de química, discutindo a respeito de sua utilização como estratégia pedagógica para o ensino-aprendizagem de conhecimentos químicos socialmente relevantes. Objetivamos compreender em que termos a experimentação investigativa pode ser utilizada no processo de ensino-aprendizagem de conhecimentos com relevância social, tal como dito. Como resultado, evidenciamos que para a experimentação investigativa ser utilizada com vistas ao ensino-aprendizagem de conhecimentos químicos socialmente relevantes é necessário que o professor assuma a posição de mediador e os estudantes participem ativamente, imersos no processo em que a investigação parta de uma problemática situada, vivida pelos estudantes em seu meio social, que pode ser construída por problema ambiental e/ou social. Esse tipo de experimentação pode ser uma possibilidade pedagógica para o desenvolvimento de conhecimentos químicos socialmente relevantes e para formação de cidadãos críticos e ativos na comunidade em que se inserem.

Biografia do Autor

João Batista Mendes Nunes, Universidade Federal do Pará

Graduado em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2013, Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará, no ano de 2016. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/IEMCI/UFPA). Bolsista CAPES de doutorado.

Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Graduada em Licenciatura em História Natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975) e em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), especialista em Ecologia Humana na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) em 1978. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). É professora Titular da Universidade Federal do Pará

Downloads

Publicado

21/05/2022

Como Citar

Nunes, J. B. M., & Gonçalves, T. V. O. (2022). Experimentação investigativa no ensino-aprendizagem de conhecimentos químicos socialmente relevantes. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(37). https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4616

Edição

Seção

Artigos