METAFÓRAS ASSOCIADAS AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: ALGUMAS REFLEXÕES
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4623Palavras-chave:
Metáforas, Formação inicial de professores, Língua estrangeiraResumo
Este artigo tem como escopo propor reflexões acerca do uso de expressões metafóricas na aprendizagem de Francês como Língua Estrangeira (FLE), elaboradas por professores do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) em formação inicial numa universidade pública do Amapá. Para tanto, esta investigação se fundamenta nos pressupostos da Teoria da Metáfora Conceitual (LAKOFF; JOHNSON, 1980; LAKOFF, 1987; KÖVECSES, 2010). Para a análise dos dados foi aplicado um questionário contendo um roteiro como orientação para auxiliar os participantes na escrita das narrativas. Este estudo seguiu os princípios da pesquisa qualitativa, segundo a qual os fatores sociais não podem ser vistos como fixos, mas assumem sempre uma diversidade de significados múltiplos e socialmente construídos. Assim, a opção metodológica se deu com base na aplicação de questionários e notas de campo envolvendo nove estudantes do Curso de Letras Português e Francês de uma universidade pública do Amapá. Os resultados revelaram que as expressões metafóricas escritas pelos futuros professores de (FLE) podem ajudar tanto os professores quanto os alunos a compreenderem melhor como pensamos, como nos comunicamos e como entendemos o mundo (CAMERON, 2003).
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