METAFÓRAS ASSOCIADAS AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4623

Palavras-chave:

Metáforas. Formação Inicial de Professores. Língua Estrangeira.

Resumo

Este artigo tem como escopo propor reflexões acerca do uso de expressões metafóricas na aprendizagem de Francês como Língua Estrangeira (FLE), elaboradas por professores do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) em formação inicial numa universidade pública do Amapá. Para tanto, esta investigação se fundamenta nos pressupostos da Teoria da Metáfora Conceitual (LAKOFF; JOHNSON, 1980; LAKOFF, 1987; KÖVECSES, 2010). Para a análise dos dados foi aplicado um questionário contendo um roteiro como orientação para auxiliar os participantes na escrita das narrativas. Este estudo seguiu os princípios da pesquisa qualitativa, segundo a qual os fatores sociais não podem ser vistos como fixos, mas assumem sempre uma diversidade de significados múltiplos e socialmente construídos. Assim, a opção metodológica se deu com base na aplicação de questionários e notas de campo envolvendo nove estudantes do Curso de Letras Português e Francês de uma universidade pública do Amapá. Os resultados revelaram que as expressões metafóricas escritas pelos futuros professores de (FLE) podem ajudar tanto os professores quanto os alunos a compreenderem melhor como pensamos, como nos comunicamos e como entendemos o mundo (CAMERON, 2003).

Biografia do Autor

Aldenice De Andrade Couto, Universidade Federal do Amapá

Professora de Francês Língua Estrangeira (FLE) no Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapa (UNIFAP). Doutoranda em Língua e Cultura na Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Referências

BOHN, Hilário; MOITA LOPES, L. P. Ensino e aprendizagem de línguas: os atores da sala de aula e a necessidade de rupturas. In: MOITA LOPES, L. P. da. (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente. Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2015.

CAMERON, L. Metaphors in Educational Discourse. New York: Continuum, 2003.

CORTAZZI, M.; JIN, L. Bridges to learning: “Metaphors of teaching, learning and language”. In: CAMERON, L. LOW, G. (Orgs.) Researching and Applying Metaphor. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. p. 149-176. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139524704.011

ELLIS, R. “The metaphorical constructions of second language learners”. In: BREEN, M. Learner contributions to language learning: new directions in research. Harlow: Pearson Education, 2001. p. 65-85.

GIBBS, R. W. Taking metaphor out of our heads and putting it into the cultural world. In: GIBBS, R.; STEEN, G. (Orgs.). Metaphor in cognitive linguistic. Amsterdam: John Benjamins, 1999. p.125-144. DOI: https://doi.org/10.1075/cilt.175.09gib

KÖVECSES, Zoltán. Metaphor in culture: universality and variation. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511614408

KÖVECSES, Zoltán. Metaphor: a practical introduction. 2nd ed. Oxford: Oxford University Press, 2010.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas da Vida Cotidiana. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.

LAKOFF, George. Women, fire and dangerous things. Chicago: University of Chicago Press, 1987. 614p DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226471013.001.0001

LAKOFF, George.; JOHNSON, M. Metaphors we live by. Chicago: Chicago University Press, 1980. 242 p.

LIMA. C. R. G. M. Sob máscaras e véus: as bases metafóricas do conhecimento da verdade. In: VEREZA, S. C. Sob a ótica da metáfora: tempo, conhecimento e guerra. Niterói: EDUFF, 2012. p. 119-152.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

MAGALHÃES, M. C. C. (Org.). A formação do professor como um profissional crítico: linguagem e reflexão. 2. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.

VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. A formação de professores de línguas: Passado, presente e futuro. In: SILVA, K. A. (Org.). Ensinar e aprender línguas na contemporaneidade: Linhas e Entrelinhas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010.

Downloads

Publicado

21/05/2022

Como Citar

Couto, A. D. A. (2022). METAFÓRAS ASSOCIADAS AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: ALGUMAS REFLEXÕES. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(37). https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4623

Edição

Seção

Artigos