“Loas de Maracatu de Baque Solto” em turma de alfabetização: inserção de produtores do gênero da tradição oral no contexto da educação de pessoas jovens, adultas e idosas

Visualizações: 743

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4625

Palavras-chave:

Loa de Maracatu de Baque Solto, Saberes populares, Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

Resumo

 Neste trabalho, tratamos a respeito de uma vivência com produtores(as) do gênero textual “Loa de maracatu de baque solto”, no contexto da alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas (EJAI), no âmbito de uma escola pública localizada na Zona da Mata de Pernambuco/Brasil. Como opção metodológica, realizamos rodas de conversa com um grupo de produtores(as) de loas, junto a alunos(as) pertencentes a uma turma de alfabetização de EJAI. Para analisar os dados coletados a partir da áudio-gravação, empregamos o prisma qualitativo no tratamento das informações (MINAYO, 2012). No campo teórico, dialogamos com Schneuwly e Dolz (2004), Mendonça (2007), Marcuschi (2008), Bakhtin (2011), Araújo (2011), Veloso e Basílio (2008), Amorim (2012) e Freire (1987; 2014), com vistas a refletir sobre o gênero e a valorização dos saberes populares. Os resultados evidenciam a importância de um trabalho que leve em consideração a voz do(a) seu produtor(a), sua história de vida e seus saberes. Esse conjunto de experiências, conforme pudemos observar no contexto do trabalho realizado na sala de aula da referida modalidade de educação, reflete diretamente na construção do gênero textual loas de maracatu.   

Palavras-chave: Loa de Maracatu de Baque Solto. Saberes populares. Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

Biografia do Autor

ANA CLÁUDIA DE FRANÇA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Mestra no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade de Pernambuco- PPGE/UPE. Possui graduação em Pedagogia pela referida instituição. Participou como bolsista nos programas de Iniciação Científica e Monitoria/UPE. Desenvolve pesquisas voltadas a temática Alfabetização, Oralidade e Ensino e, participa dos seguintes Grupos de Pesquisas: Práticas Discursivas, Interação Social e Ensino (DISCENS /UPE) e Pesquisa em Educação, Letramento, Oralidade e Alfabetização (ELOA).

DÉBORA AMORIM GOMES DA COSTA-MACIEL

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua como professora do Programa Graduação em Pedagogia e de Pós-Graduação em Educação e PROFLETRAS da Universidade de Pernambuco (UPE). É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) e coordena o Grupo de Pesquisa em Educação, Letramento, Oralidade e Alfabetização (ELOA). Trabalha na área de Educação e Linguística, com ênfase em ensino-aprendizagem, com atenção para as discussões realizadas no âmbito da Educação básica, da Educação de Jovens e Adultos e da Educação do Campo.

Downloads

Publicado

18-06-2021

Como Citar

FRANÇA, A. C. D., & COSTA-MACIEL, D. A. G. D. (2021). “Loas de Maracatu de Baque Solto” em turma de alfabetização: inserção de produtores do gênero da tradição oral no contexto da educação de pessoas jovens, adultas e idosas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 213–237. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4625