Aprendendo no ciberespaço: o caso dos MOOC
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4637Palavras-chave:
MOOC, inglês, tecnologia, educação, internacionalização.Resumo
O estudo reflete sobre o papel do inglês no aprendizado on-line por meio de cursos abertos e dirigidos a um público amplo (Massive Online Open Courses ou MOOC na abreviação em inglês e doravante) no atual cenário de pandemia Covid-19 com imposição de isolamento social como forma de contenção e que obrigou a migração de algumas atividades para o ciberespaço. Para tanto, o estudo analisa o número de MOOC disponíveis por área e por idioma, usando uma metodologia mista, com dados quantitativos que incluem o número de MOOC por área de estudo e por idioma, e com dados qualitativos que incluem a análise das possibilidades e limitações dos MOOC em relação ao idioma e à área. A revisão de literatura inclui estudos que abordam o papel do inglês e da tecnologia no ensino superior em geral e no processo de internacionalização em particular. Os resultados do estudo mostram uma predominância de MOOC em inglês (83%) e na área de Negócios e Gestão.
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