Para além das fronteiras: ensinar e aprender teatro na educação de jovens e adultos
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4640Palavras-chave:
Ensino de Teatro, Educação de Jovens e Adultos, Educação Estética.Resumo
Ensinar e aprender teatro ainda é uma realidade muito distante de estudantes jovens e adultos, tanto na escola, quanto em outros contextos socioculturais. Este artigo objetiva apresentar reflexões teóricas e metodológicas sobre o ensino do teatro no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas interfaces formativas do ponto de vista teórico da educação estética, valorizando outras formas de conhecimento e produção de sentidos no processo educativo. Para tanto, o texto amparou-se na pesquisa de doutorado, já finalizada intitulada: Caminhos trilhados em versos: Teatro, Cordel e Educação de Jovens e Adultos, buscando articular reflexões atuais acerca dos processos de ensinar e aprender Teatro. A investigação articula correntes teóricas de cunho libertador e humanístico, ancoradas em estudos produzidos por Paulo Freire, Istvan Mészarós, Suzana Viganó, Flávio Desgranges, dentre outros, embasando a metodologia de cunho crítico e de natureza participante no campo da Educação Estética, do Teatro e de Educação de Jovens e Adultos. Como resultados, o texto integra a concepção da escola como espaço profícuo de trocas e de valorização do estudante da EJA, a relevância das experiências na cena e no jogo teatral, bem como as reverberações nas histórias social dos sujeitos.
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