A arte entra em sala: uma estratégia de ensino e aprendizagem na graduação em saúde
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4646Palavras-chave:
estratégia de ensino e aprendizagem, ensino em saúde, arte visualResumo
A pesquisa é sobre o uso da arte visual como estratégia de ensino na graduação em saúde e busca investigar o saber fazer docente sobre a utilização das artes visuais no ensino da saúde; indicar as categorias de uso da arte visual e descrever o uso desta arte nas práticas pedagógicas. Aponta-se outros estudos já referenciados sobre a contribuição da arte visual para o aprimoramento do olhar dos estudantes e busca contribuir com a temática identificando e compreendendo um grupo de práticas pedagógicas com artes visuais na graduação em saúde. A pesquisa é de natureza exploratória descritiva com abordagem mista e responderam ao questionário 80 professores de uma Instituição de Ensino Superior em Saúde, entre os quais, 17 participaram, concomitantemente, de uma entrevista semiestruturada. Para a análise, os dados foram tratados por estatística descritiva, e as informações, pela análise de conteúdo. Na discussão dos resultados houve a triangulação concomitante. Denotou-se que 66,4% dos participantes da pesquisa utilizam arte visual em suas aulas, o que encaminhou para uma classificação de três formas de uso das artes: exercitar a representação, a contextualização ou a criação da realidade. Devido ao caráter filosófico e função imediata e concreta, essa estratégia proporciona aos alunos uma vivência dos conteúdos estudados, promovendo vínculos com a realidade, seguindo o conceito de integralidade em saúde. Os professores planejam suas atividades de modo reflexivo, crítico e criativo.
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