A arte entra em sala: uma estratégia de ensino e aprendizagem na graduação em saúde

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4646

Palavras-chave:

estratégia de ensino e aprendizagem, ensino em saúde, arte visual

Resumo

A pesquisa é sobre o uso da arte visual como estratégia de ensino na graduação em saúde e busca investigar o saber fazer docente sobre a utilização das artes visuais no ensino da saúde; indicar as categorias de uso da arte visual e descrever o uso desta arte nas práticas pedagógicas. Aponta-se outros estudos já referenciados sobre a contribuição da arte visual para o aprimoramento do olhar dos estudantes e busca contribuir com a temática identificando e compreendendo um grupo de práticas pedagógicas com artes visuais na graduação em saúde. A pesquisa é de natureza exploratória descritiva com abordagem mista e responderam ao questionário 80 professores de uma Instituição de Ensino Superior em Saúde, entre os quais, 17 participaram, concomitantemente, de uma entrevista semiestruturada. Para a análise, os dados foram tratados por estatística descritiva, e as informações, pela análise de conteúdo. Na discussão dos resultados houve a triangulação concomitante. Denotou-se que 66,4% dos participantes da pesquisa utilizam arte visual em suas aulas, o que encaminhou para uma classificação de três formas de uso das artes: exercitar a representação, a contextualização ou a criação da realidade. Devido ao caráter filosófico e função imediata e concreta, essa estratégia proporciona aos alunos uma vivência dos conteúdos estudados, promovendo vínculos com a realidade, seguindo o conceito de integralidade em saúde. Os professores planejam suas atividades de modo reflexivo, crítico e criativo.

 

 

 

Biografia do Autor

Eluane Mirian Santos Sanchez, Faculdades Pequeno Príncipe

Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde (FPP - 2019). Especialista em Saúde para Professores do Ensino Fundamental (UAB e UFPR - 2013). Especialista em Poéticas Contemporâneas no Ensino da Arte (UTP - 2005). Graduação em Artes Visuais (UFPR - 2003). Graduação em Pedagogia (UBC - 2016). Atua como professora no Hospital Pequeno Príncipe pelo Programa de Escolarização Hospitalar da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.

Suely Grosseman, Universidade Federal de Santa Catarina e Faculdades Pequeno Príncipe

Doutora em Engenharia de Produção. Médica. Docente do Departamento de pediatria da Universidade Federal de Santa Catarina e do Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe - Curitiba PR.

Leida da Conceição Sanches, Faculdades Pequeno Príncipe

Doutora e Mestre em sociologia, graduada em ciências sociais em direito, docente do programa de mestrado em Ensino na ciências da saúde das Faculdades Pequeno Príncipe - Curitiba, PR. Membro do Comitê de ética em Pesquisa da FPP. Membro do grupo de pesquisa em sociologia da saúde da Universidade Federal do Paraná - UFPR. 

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Publicado

30-08-2022

Como Citar

Sanchez, E. M. S., Grosseman, S., & Sanches, L. da C. (2022). A arte entra em sala: uma estratégia de ensino e aprendizagem na graduação em saúde. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4646