Tendências de pesquisas brasileiras em Ensino de Biologia (2013 - 2018): um estudo de periódicos, dissertações e teses
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4648Palavras-chave:
Pesquisa em Ensino de Biologia, Produção Científica, Ensino de Ciências.Resumo
Tendo em vista a importância ao manifestar o conjunto de valores, princípios e interesses de uma época, o Ensino de Ciências tem sido evidenciado nos últimos anos como objeto de pesquisa. Assim, este artigo tem como objetivo de analisar a produção acadêmica expressa em periódicos brasileiros, dissertações e teses na área de ensino de Ciências e Biologia. Para tanto, selecionamos cinco periódicos com Qualis-CAPES A1 e A2 (quadriênio 2013-2016), dissertações e teses, todos referentes ao período de 2013 a 2018, e os analisamos mediante à análise de conteúdo. Identificamos como resultados aspectos como ápices temporais de publicação que ocorreu em 2015; principais focos temáticos abordados, no caso, destacou-se a formação de conceitos; subáreas da biologia privilegiada foi “outros”, voltados para o ensino de Ciências, e não especificamente ao conteúdo da Biologia, seguida pela educação ambiental; níveis escolares mais estudados foi no ensino superior, origem institucional dos pesquisadores envolvidos e a concentração de publicações na área ocorreu na região sudeste, que sinalizaram, à guisa de conclusão, para a carência de pesquisas voltadas para o ensino de Biologia para regiões norte, nordeste e centro-oeste brasileiras e para a Educação Infantil, Educação à Distância e Educação de Jovens e Adultos.
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