TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE PROJETO FORA DA ESCOLA DE ARQUITETURA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4651

Palavras-chave:

Práticas docentes, Ensino superior, Teoria do ensino de projeto

Resumo

As disciplinas de projeto (PJ) têm papel fundamental nos cursos superiores de arquitetura, visto que possuem metodologia de ensino peculiar e constituem boa parte de suas grades curriculares. Contudo, PJ também é ofertado em contextos acadêmicos diversos da arquitetura. Neste sentido questiona-se: Como PJ é ministrada? A didática tradicional da arquitetura seria adequada noutro contexto? Este trabalho objetiva responder tais questões, aferindo teoria e prática docentes no ensino de projeto fora da escola de arquitetura. Para tanto, elaborou-se um estudo qualitativo de observação participante, complementado por uma análise documental. A fundamentação teórica sobre o tema baseou-se em autores como: Reis, (2002), Schon (2007), Vidigal (2010), Kowaltowski et al (2011), Lawson (2011), Riza et al (2012) dentre outros. A percepção de uma lacuna na literatura sobre o tema e de uma discrepância entre prática e teoria, além de novos questionamentos, revelaram a importância de estudos a respeito, visto que o ensino de PJ em conjunturas distintas se mostrou fato comum na prática, mas pouco discutido pela academia.

Biografia do Autor

KARINA ROSSANA MENEZES SCHUSSLER, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS- UNCISAL

MESTRA EM ARQUITETURA E URBANISTA, ESPECIALIZADA EM DESGIN E ENGENHARIA DE SEGURANÇA NO TRABALHO.

ENSINA DESENHO TÉCNICO E PROJETO EM SEGURANÇA NO TRABALHO NO CURSO DE TECNOLOGIA EM SEGURANÇA NO TRABALHO NA UNCISAL, MACEIÓ-AL

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Publicado

13-12-2021

Como Citar

MENEZES SCHUSSLER, K. R. (2021). TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE PROJETO FORA DA ESCOLA DE ARQUITETURA. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4651