A formação de professores da educação básica a partir do programa escolas interculturais de fronteira (PEIF) na região fronteiriça Brasil-Paraguai

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4652

Palavras-chave:

educação de fronteira, formação de professores, política educacional.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) como uma política supranacional de formação continuada para os professores da educação básica com vista à integração regional na região fronteiriça Brasil-Paraguai. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo com o enfoque qualitativo. O instrumento empregado em campo para coleta de dados foi o grupo focal com professores e profissionais da educação participantes do PEIF de uma instituição de ensino localizada no sul do estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados evidenciados apontam dois cenários: o primeiro é a sinalização do PEIF como um programa inovador quanto à formação específica de professores que atuam em regiões fronteiriças ao considerar as particularidades presentes nesses contextos; já o segundo, demonstra que a falta de continuidade e a baixa adesão ao programa pelas escolas foram fatores que impossibilitaram a consolidação do PEIF enquanto uma política supranacional de integração regional.

Biografia do Autor

Mara Lucinéia Marques Correa Bueno, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, especialista em Metodologia da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pelas Faculdades Integradas de Amambai / MS, possui graduação em Pedagogia pelas Faculdades Magsul de Ponta Porã / MS e apostilamento no curso de Pedagogia - Faculdades Integradas de Amambai / MS. Desde 2014 é docente adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus de Ponta Porã / MS. Tem experiência na área educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, ensino fundamental, política educacional, educação em faixa de fronteira, ensino e aprendizagem.

Kellcia Rezende Souza, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2009) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (2012). Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - Unesp/Araraquara (2017). Foi servidora pública Técnico-administrativa da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) de 2010 à 2016. Foi membro titular entre 2013 à 2016 do Fórum Nacional de Educação do Ministério da Educação (MEC) do Brasil. É, desde 2017, docente adjunta da Faculdade de Educação da UFGD e realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para as áreas de Políticas públicas educacionais e gestão escolar. Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas: Políticas Educacionais; Estudos comparados sobre o direito à educação na América Latina e países lusófonos; Internacionalização e integração da educação no Mercosul.

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Publicado

08-09-2020

Como Citar

Bueno, M. L. M. C., & Souza, K. R. (2020). A formação de professores da educação básica a partir do programa escolas interculturais de fronteira (PEIF) na região fronteiriça Brasil-Paraguai. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(32), 244–270. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4652