POR ENTRE O SILENCIAMENTO E O PROTAGONISMO: UM OLHAR SOBRE OS ESTUDANTES TIKUNA DA ESCOLA DIFERENCIADA WOTCHIMAÜCÜ EM MANAUS

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4655

Palavras-chave:

Comunidade Wotchimaücü. Escola Diferenciada. Estudantes Tikuna.

Resumo

O presente trabalho resulta de análise qualitativa realizada a partir de pesquisa de campo na escola diferenciada Tikuna, da Comunidade Wotchimaücü em Manaus. Objetivou-se analisar os impacto ou repercussões das práticas educativas ali empreendidas no processo de afirmação ou ressignificação da identidade étnica de seus estudantes junto à sociedade circundante, especialmente nas escolas formais em que estudam, buscando compreender como se dão tais processos e o papel das escolas formais nesse construto. O estudo aponta que as práticas educativas diferenciadas vêm contribuindo, mesmo com dificuldades, no processo de conhecimento dos saberes tradicionais pertinentes à cultura do povo Tikuna. Os estudantes apresentam posicionamentos divergentes em relação à questão da afirmação ou autoidentificação de sua identidade étnica nas escolas em que estudam. Alguns afirmam sua identidade étnica, outros a silenciam, numa estratégia de invisibilidade sociocultural. Constatou-se que as escolas formais ainda não concretizam práticas interculturais que promovam o respeito pelas diferenças, a alteridade e a valorização das culturas subalternas e do contexto amazônico, contribuindo para o silenciamento e invisibilidade cultural dos estudantes Tikuna que participam de seu processo educativo. Entretanto, entre o silenciamento e o protagonismo, tais estudantes tem buscado na escola diferenciada a resistência necessária para existir na cidade.

Biografia do Autor

Jucinôra Venâncio de Souza Araújo, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas.

Altaci Corrêa Rubim, Universidade de Brasília

Doutora em Linguistica pela Universidade de Brasília. Professora da Universidade de Brasília.

Glademir Sales dos Santos, Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Doutor em Sociedade e Cultura da Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. Gerente da Gerência de Educação Escolar Indígena da Secretaria Municipal de Educação de Manaus.

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Publicado

24-12-2020

Como Citar

Araújo, J. V. de S., Rubim, A. C., & Santos, G. S. dos. (2020). POR ENTRE O SILENCIAMENTO E O PROTAGONISMO: UM OLHAR SOBRE OS ESTUDANTES TIKUNA DA ESCOLA DIFERENCIADA WOTCHIMAÜCÜ EM MANAUS. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 638–656. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4655