Interdependência entre os processos de ensino, de aprendizagem e de desenvolvimento humano
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4657Palavras-chave:
Apropriação. Trabalho Coletivo. Interação.Resumo
Este artigo trata da interdependência entre os processos de ensino, de aprendizagem e de desenvolvimento humano. O estudo objetivou investigar elementos presentes em uma proposta de ensino organizada na modalidade Situação de Estudo (SE), que se mostraram desencadeadores de aprendizagens para professores e estudantes, e analisou a interdependência entre o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano, tomando como referência autores da perspectiva histórico-cultural que defendem que o ser humano se desenvolve à medida que se apropria das objetivações humanas, tendo a escola a possibilidade de redimensionar esse percurso. A pesquisa, de natureza qualitativa, tipo pesquisa-ação, foi desenvolvida no contexto de um processo de reestruturação curricular, modalidade SE, e envolveu professores de uma universidade comunitária e professores e estudantes do Ensino Médio. Os dados foram produzidos mediante gravações em áudio dos encontros de estudo e planejamento realizados quinzenalmente, e de respostas de questionário aplicado a estudantes e entrevista com professores. Resultados apontam para a necessidade de o professor empoderar-se de conhecimentos acerca do desenvolvimento humano como modo de qualificar sua práxis. Concluímos que professores e estudantes não têm muita clareza sobre quais conhecimentos precisam ser ensinados, tampouco sobre as implicações do ensino e da aprendizagem no percurso do desenvolvimento humano.
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