Interdependência entre os processos de ensino, de aprendizagem e de desenvolvimento humano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4657

Palavras-chave:

Apropriação. Trabalho Coletivo. Interação.

Resumo

Este artigo trata da interdependência entre os processos de ensino, de aprendizagem e de desenvolvimento humano. O estudo objetivou investigar elementos presentes em uma proposta de ensino organizada na modalidade Situação de Estudo (SE), que se mostraram desencadeadores de aprendizagens para professores e estudantes, e analisou a interdependência entre o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano, tomando como referência autores da perspectiva histórico-cultural que defendem que o ser humano se desenvolve à medida que se apropria das objetivações humanas, tendo a escola a possibilidade de redimensionar esse percurso. A pesquisa, de natureza qualitativa, tipo pesquisa-ação, foi desenvolvida no contexto de um processo de reestruturação curricular, modalidade SE, e envolveu professores de uma universidade comunitária e professores e estudantes do Ensino Médio. Os dados foram produzidos mediante gravações em áudio dos encontros de estudo e planejamento realizados quinzenalmente, e de respostas de questionário aplicado a estudantes e entrevista com professores. Resultados apontam para a necessidade de o professor empoderar-se de conhecimentos acerca do desenvolvimento humano como modo de qualificar sua práxis. Concluímos que professores e estudantes não têm muita clareza sobre quais conhecimentos precisam ser ensinados, tampouco sobre as implicações do ensino e da aprendizagem no percurso do desenvolvimento humano.

Biografia do Autor

Marli Dallagnol Frison, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e do Departamento de Ciências da Vida da Unijuí. PhD pela UNESP/Araraquara. Doutora em Educação pela UFRGS. Mestre em Educação pela UNIJUÍ. E-mail: marlif@unijui.edu.br

Tamini Wyzykowski, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Mestre (2017) e Doutoranda em Educação nas Ciências, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura (2014), pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). E-mail: tamini.wyzykowski@gmail.com

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Publicado

2021-06-18

Como Citar

Frison, M. D., & Wyzykowski, T. (2021). Interdependência entre os processos de ensino, de aprendizagem e de desenvolvimento humano. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 238–264. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4657