Dificuldades de aprendizagem em cena: o que o cinema e a psicologia histórico-cultural têm a dizer sobre a dislexia
Visualizações: 1010Palavras-chave:
Dislexia, Educação, Psicologia Histórico-Cultural.Resumo
Oartigo refere-se às dificuldadesdeaprendizagem, especialmente o transtorno funcional específico na leitura e escrita, denominado dislexia, bastante diagnosticado na atualidade. Trata-se de um estudo teórico sob o viés metodológico da Psicologia Histórico-Cultural. O objetivo geral é analisar as dificuldadesdeaprendizagem na contestação das explicaçõesbiologizantes para, posteriormente, explicar o processode aprendizagem e desenvolvimento, fornecendo elementos para o enfrentamento dessa realidade. Utiliza-se o cinema como recurso mediador para a discussão, com o filme indiano TaareZameenPar - EveryChildisSpecial (ComoEstrelasnaTerra - TodaCriançaéEspecial, 2007, AamirKhan, AamirKhanProductions), quetemcomotemaadislexiae suas implicações na realidade escolar. Conclui-se que oprocessodeaprendizagem e opapeldo professor deve ganhar destaque, superandoamedicalizaçãodoensinoe aculpabilizaçãodosalunospelonão-aprender, resgatando a dimensãocoletivadofracassoescolar pelo ensino escolar sistematizado.
Palavras-chave: Dislexia. Educação. Psicologia Histórico-Cultural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.