Dificuldades de aprendizagem em cena: o que o cinema e a psicologia histórico-cultural têm a dizer sobre a dislexia
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Dislexia, Educação, Psicologia Histórico-Cultural.Resumo
Oartigo refere-se às dificuldadesdeaprendizagem, especialmente o transtorno funcional específico na leitura e escrita, denominado dislexia, bastante diagnosticado na atualidade. Trata-se de um estudo teórico sob o viés metodológico da Psicologia Histórico-Cultural. O objetivo geral é analisar as dificuldadesdeaprendizagem na contestação das explicaçõesbiologizantes para, posteriormente, explicar o processode aprendizagem e desenvolvimento, fornecendo elementos para o enfrentamento dessa realidade. Utiliza-se o cinema como recurso mediador para a discussão, com o filme indiano TaareZameenPar - EveryChildisSpecial (ComoEstrelasnaTerra - TodaCriançaéEspecial, 2007, AamirKhan, AamirKhanProductions), quetemcomotemaadislexiae suas implicações na realidade escolar. Conclui-se que oprocessodeaprendizagem e opapeldo professor deve ganhar destaque, superandoamedicalizaçãodoensinoe aculpabilizaçãodosalunospelonão-aprender, resgatando a dimensãocoletivadofracassoescolar pelo ensino escolar sistematizado.
Palavras-chave: Dislexia. Educação. Psicologia Histórico-Cultural.
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