A GRADUAÇÃO EM EAD E A MUDANÇA DO HABITUS DO EGRESSO DO CURSO DE PEDAGOGIA
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4668Palavras-chave:
EaD, Formação docente, Habitus.Resumo
No Brasil, nas últimas décadas, observou-se uma expansão de reformas educacionais, atribuindo à educação o papel de propulsora do desenvolvimento econômico, redirecionando a formação de professores, por meio da Educação a distância. O presente artigo é parte do resultado da pesquisa de Doutorado intitulada: A política pública de formação de professores na modalidade a distância e o habitus do egresso do curso de licenciatura em pedagogia da UEPG. A intenção deste estudo é apontar as mudanças ocorridas no habitus do egresso no que tange às formas de aprender e de ensinar por meio da modalidade EaD. A pesquisa fundamenta-se em uma abordagem qualitativa recorrendo as noções de campo, habitus, capital e trajetória propostas pela teoria de Pierre Bourdieu. Para a análise dos dados, foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas junto aos egressos com o propósito de verificar as mudanças ocorridas no seu habitus por meio das suas trajetórias de formação docente na modalidade EaD. Os resultados do estudo revelaram que os egressos ao adentrar na Educação Superior, especificamente na modalidade EaD, ampliaram o seu capital cultural, social e econômico, sua forma de aprender e de ensinar, gerando novas iniciativas tanto na sua formação quanto na sua atuação profissional.
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