Formação do professor alfabetizador no curso normal/RJ: contribuições para reflexão sobre o ensino da leitura e da escrita

Maria Isabel Alves de Oliveira Valle

Resumo


O presente artigo tem como foco analisar a formação inicial do alfabetizador no Curso Normal, em nível Médio, na Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro. A pesquisa tem como objetivos apresentar a legislação brasileira vigente que garante a permanência do Curso Normal; apresentar um levantamento das pesquisas acadêmicas dos últimos cinco anos que abordam a formação do alfabetizador; analisar a organização curricular do Curso Normal quanto aos aspectos que orientam a formação do alfabetizador; e descrever o Laboratório Pedagógico de Linguagens e Alfabetizações. Foram aplicados os métodos de análise documental, levantamento de dados e relato de experiência. Os resultados obtidos foram a constituição do panorama legal da formação do alfabetizador e a vivência com alunos do Curso Normal que aponta uma mudança no olhar destes sobre a alfabetização dos indivíduos. Foram utilizados como referenciais teóricos Nóvoa (2013), Saviani (2003), Tardif (2001), Freire (1977, 2011) e Soares (2004).

 

Palavras-chave: formação de professores. Alfabetização. Legislação.


Palavras-chave


formação de professores; Alfabetização; Legislação.

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