Formação do professor alfabetizador no curso normal/RJ: contribuições para reflexão sobre o ensino da leitura e da escrita

Visualizações: 523

Autores

  • Maria Isabel Alves de Oliveira Valle Colégio Pedro II

Palavras-chave:

formação de professores, Alfabetização, Legislação.

Resumo

O presente artigo tem como foco analisar a formação inicial do alfabetizador no Curso Normal, em nível Médio, na Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro. A pesquisa tem como objetivos apresentar a legislação brasileira vigente que garante a permanência do Curso Normal; apresentar um levantamento das pesquisas acadêmicas dos últimos cinco anos que abordam a formação do alfabetizador; analisar a organização curricular do Curso Normal quanto aos aspectos que orientam a formação do alfabetizador; e descrever o Laboratório Pedagógico de Linguagens e Alfabetizações. Foram aplicados os métodos de análise documental, levantamento de dados e relato de experiência. Os resultados obtidos foram a constituição do panorama legal da formação do alfabetizador e a vivência com alunos do Curso Normal que aponta uma mudança no olhar destes sobre a alfabetização dos indivíduos. Foram utilizados como referenciais teóricos Nóvoa (2013), Saviani (2003), Tardif (2001), Freire (1977, 2011) e Soares (2004).

 

Palavras-chave: formação de professores. Alfabetização. Legislação.

Biografia do Autor

Maria Isabel Alves de Oliveira Valle, Colégio Pedro II

Mestrado em andamento no Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, no Colégio Pedro II. Atualmente é professora docente I - Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - Rio de Janeiro, das Disciplinas Pedagógicas do Curso Normal, e professora II da Prefeitura da cidade de Nova Iguaçu, atuando como Orientadora Pedagógica.

Downloads

Publicado

18-08-2014

Como Citar

Valle, M. I. A. de O. (2014). Formação do professor alfabetizador no curso normal/RJ: contribuições para reflexão sobre o ensino da leitura e da escrita. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(14), 235–249. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/468