Dançando para viver: pedagogia social e a aprendizagem da prostituta no striptease

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4691

Palavras-chave:

Pedagogia social. Aprendizagem. Resistência.

Resumo

O objetivo deste texto é descrever compreensivamente a aprendizagem de uma garota de programa na prática do pole dance e sua relação com a pedagogia social. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica (FORGHIERI, 2014) e etnográfica (GIL, 2010) por possibilitar um “mergulho / envolvimento” no cotidiano e subjetividade do espaço pesquisado. A produção de dados aconteceu a partir da observação participante por favorecer o contato direto com os acontecimentos objetivos e subjetivos sem excessiva intermediação. Desvelar o processo de ensino e aprendizagem do pole dance significa adentrar ao mundo da prostituta, uma profissional aberta às diferenças variadas de clientela, marcadas não apenas pela violência, mas pela solidariedade, amizade – entre elas. Ao mesmo tempo, a dança a faz corpo de dançarina e atriz, profissões não marginalizadas pela contemporaneidade, pontuando possibilidades ou mesmo de resistir contra a hegemonia que, em muitos momentos, as inferioriza.

Palavras-chave: Pedagogia social. Aprendizagem. Resistência.

Biografia do Autor

Rodrigo Bravin, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Cientista Social, Pedagogo, Mestre em Educação e Doutorando em Educação Pela UFES. Professor de Sociologia da Rede Estadual do Espírito Santo.

Hiran Pinel, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE e Centro de Educação - CE

Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE; Centro de Educação - CE e Coordenador do Grufei - Grupo de Fenomenologia, Educação (Especial) & Inclusão.

Herberth Gomes Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Licenciado em Filosofia, Mestre em Ciências da Religião e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE UFES

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Publicado

18-06-2021

Como Citar

Bravin, R., Pinel, H., & Ferreira, H. G. (2021). Dançando para viver: pedagogia social e a aprendizagem da prostituta no striptease. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 265–292. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4691