No labirinto das raízes: história do ensino de literatura em Mato Grosso do Sul (1977-2008)
Visualizações: 607Resumo
A presente pesquisa objetivou contribuir para a produção de uma história da disciplina Literatura em Mato Grosso do Sul e no Brasil; compreender como foi proposto, nos documentos oficiais, o ensino de Literatura no ensino médio em Mato Grosso do Sul; analisar as propostas curriculares que oficializaram seu ensino no Estado, e, então, compreender qual o espaço da disciplina Literatura no universo escolar hoje e como este espaço foi se modificando ao longo da história, bem como contribuir com pesquisas correlatas. A opção metodológica está alicerçada na pesquisa histórica em Educação, da perspectiva da história das disciplinas escolares. Para isso procedeu-se à recuperação, reunião, seleção e análise das seguintes propostas curriculares Diretrizes Gerais para o Ensino de 2º Grau do Estado de Mato Grosso do Sul, de 1989, Diretrizes Curriculares, de 1992, Referencial Curricular para o Ensino Médio de Mato Grosso do Sul, de 2004, e Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino/MS – Ensino Médio, de 2008; analisadas pelo método de análise da configuração textual. A pesquisa traçou o percurso do ensino de literatura desde a sua institucionalização, o qual apontou que, ao se associar a um sistema de ensino, passou a cumprir certos desígnios pedagógicos e ideológicos deste sistema, por isso a crítica da escolarização se configura em um empenho de reflexão sobre as relações de poder que permeiam o ensino de Literatura. No princípio da escolarização no país, nos estabelecimentos de ensino secundário, predominava o ensino humanístico com base nos estudos clássicos, a partir do século XX, a hegemonia do humanismo entrou em declínio quando se buscou um ensino menos propedêutico e mais voltado para as necessidades práticas da sociedade tecnológico-científica que reivindicava uma educação pública que atingisse parcelas cada vez maiores da população. No estado de Mato Grosso do Sul o ensino ofertado nas primeiras décadas de sua existência dispunha de um sistema precário de recursos materiais e humanos, escassas escolas e, para o segundo grau, a prevalência da profissionalização obrigatória vinculada aos interesses econômicos da produção agropecuária predominante no estado. Por meio das propostas curriculares buscou-se nortear as práticas docentes e manter certa uniformidade sobre os conhecimentos ministrados nas escolas sul-mato-grossenses. No que se refere ao ensino de Literatura determinado nas propostas analisadas, percebeu-se que as abordagens refletem o momento histórico e as finalidades estabelecidas para o ensino da disciplina conforme as urgências e necessidades de cada período histórico de maneira distinta. Apesar de todas demonstrarem preocupação em sugerir um ensino de Literatura que aproximasse o estudante do texto literário, por meio de leituras significativas que contribuíssem com a vivência e o desenvolvimento do educando, as propostas não dialogam entre si e a maioria manteve em suas listas de conteúdos o predomínio daqueles legitimados pela tradição, organizados numa sequência de datas, períodos, autores, obras e características conforme a historiografia literária. Certificou-se a relevância desta pesquisa por contribuir para o entendimento de uma cultura escolar concretizada ao longo da história, no que se refere à Literatura, no estado de Mato Grosso do Sul, pouco explorado por pesquisadores. O alcance dos objetivos propostos contribui para a historiografia do ensino de Literatura em escolas sulmato-grossenses e, portanto, para a compreensão das realidades vivenciadas em sala de aula hoje.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.