EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E GAMES: PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS ESCOLARES

Education, History and Games: beyond boundaries

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4707

Palavras-chave:

Games. Aprendizagem.Ensino de História.

Resumo

O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que utilizou dois jogos digitais da franquia Call of Duty, em conjunto com outras mídias, para o ensino de História Contemporânea a jovens de uma escola municipal de ensino fundamental II carioca, em área com altos índices de pobreza e violência. O público alvo foi de 14 alunos em recuperação na disciplina, com perfis de evasão escolar, desinteresse nas atividades escolares e dificuldade de aprendizado. Para abordar os conteúdos teóricos sobre conflitos contemporâneos de modo lúdico e atrativo, utilizamos os jogos como forma de articular o conteúdo curricular a partir de mídia popular entre eles. Na construção da metodologia do trabalho, empregou-se uma abordagem qualitativa com o uso de grupos focais, visando a apreender as percepções dos alunos sobre o que observaram nos jogos e verificar de que modo estes elementos poderiam ou não dialogar com os fatos históricos estudados e pesquisados durante as atividades. Os resultados obtidos extrapolaram as expectativas iniciais, pois houve melhoria  atitudinal em sala de aula e no conhecimento em História, que foi ampliado e transpassou as fronteiras dos conflitos mundiais como algo distante na história e sem importância, havendo comparações com as realidades em que viviam.

Biografia do Autor

Stella Maria Peixoto De Azevedo Pedrosa, Universidade Estácio de Sá (UNESA) Coordenadora da Linha de Pesquisas TICPE

Professora do PPGE UNESA

Coordenadora da Linha de Pesquisas TICPE 

Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais

Kauan Pessanha Soares, Secretaria Municipal de Educação (SME/RJ) Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Professor de História (Ensino Fundamental II) na Secretaria Municipal de Educação (SME/RJ). 

Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) 

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Publicado

14-06-2023

Como Citar

De Azevedo Pedrosa, S. M. P., & Soares, K. P. (2023). EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E GAMES: PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS ESCOLARES: Education, History and Games: beyond boundaries. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4707