EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E GAMES: PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS ESCOLARES
Education, History and Games: beyond boundaries
Visualizações: 73DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4707Palavras-chave:
Games. Aprendizagem.Ensino de História.Resumo
O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que utilizou dois jogos digitais da franquia Call of Duty, em conjunto com outras mídias, para o ensino de História Contemporânea a jovens de uma escola municipal de ensino fundamental II carioca, em área com altos índices de pobreza e violência. O público alvo foi de 14 alunos em recuperação na disciplina, com perfis de evasão escolar, desinteresse nas atividades escolares e dificuldade de aprendizado. Para abordar os conteúdos teóricos sobre conflitos contemporâneos de modo lúdico e atrativo, utilizamos os jogos como forma de articular o conteúdo curricular a partir de mídia popular entre eles. Na construção da metodologia do trabalho, empregou-se uma abordagem qualitativa com o uso de grupos focais, visando a apreender as percepções dos alunos sobre o que observaram nos jogos e verificar de que modo estes elementos poderiam ou não dialogar com os fatos históricos estudados e pesquisados durante as atividades. Os resultados obtidos extrapolaram as expectativas iniciais, pois houve melhoria atitudinal em sala de aula e no conhecimento em História, que foi ampliado e transpassou as fronteiras dos conflitos mundiais como algo distante na história e sem importância, havendo comparações com as realidades em que viviam.Referências
BARROS, José D’Assunção. O Campo da História. Petrópolis: Vozes, 2004.
BURKE, Peter. Abertura: a nova história, seu passado e seu futuro. In: BURKE, P. (Org) A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Unesp, 1992.
Call of Duty – Modern Warfare. Gênero: Tiro em primeira pessoa. Desenvolvedor: Treyarch. Lançamento: 05/11/2007. Distribuidora: Activision Blizzard.
Call of Duty – World at War. Gênero: Tiro em primeira pessoa. Desenvolvedor: Treyarch. Lançamento: 11/11/2008. Distribuidora: Activision.
CENSO DEMOGRÁFICO 2010. Índice de Desenvolvimento Municipal. Dados resumidos. Disponível em <https://www.wikirio.com.br/IDH_dos_bairros_da_cidade_do_Rio_de_Janeiro>. Acesso em 29 mar 2020.
DEWEY, John. Democracia e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
INSTITUTO PEREIRA PASSOS (IPP). Data.Rio. Índice de Desenvolvimento Social (IDS) e seus indicadores constituintes, segundo as Áreas de Planejamento, Regiões de Planejamento, Regiões Adminitrativas e Bairros - Município do Rio de Janeiro - 2010. Disponível em <http://www.data.rio/datasets/subzonas-e-subsetores-1>. Acesso em 29 mar 2020.
OMITIDO PARA AVALIAÇÃO, xxxxxxxxxxxxxxx. 2018.
PEDROSA, Stella Maria Peixoto de Azevedo. Jovens de fanfarra: memórias e representações, Tese (Doutorado em Educação) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. 284 p.
PEDROSA, Fernando Velôzo Gomes. A história militar tradicional e a “nova história militar”. XXVI Simpósio Nacional de História, ANPUH. São Paulo, 2011.
SOUZA, Sinvaldo N. Escola Municipal (OMITIDO PARA AVALIAÇÃO), educação, cultura e cidadania. Matéria publicada no blog Rioeduca.net. 2011. Disponível em < OMITIDO PARA AVALIAÇÃO >Acesso em 01 nov. 2020.
TAPSCOTT, Don. Educating the net generation. Educational Leadersh. v.56, 1999. p. 6–11.
TANNAHILL, Nick; TISSINGTON, Patrick; SENIOR, Carl. Video games and higher education: what can “Call of Duty” teach our students? Frontier Psychology. 25 June 2012. Disponível em: <http://doi.org/10.3389/fpsyg.2012.00210> Acesso em: 30 mar 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.