Educação, História e Games: para além das fronteiras
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4707Palavras-chave:
Games, Aprendizagem, Ensino de HistóriaResumo
O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que utilizou dois jogos digitais da franquia Call of Duty, em conjunto com filmes, para o ensino de História Contemporânea em uma escola municipal de ensino fundamental II do Rio de Janeiro, em área com altos índices de pobreza e violência. O públicoalvo foi composto por 14 alunos em recuperação na disciplina, com perfis de evasão e desinteresse nas atividades escolares. Para abordar os conteúdos teóricos sobre conflitos contemporâneos, foram utilizados jogos como forma de articular o conteúdo curricular a partir de mídia popular entre eles. A fundamentação teórica considerou os pressupostos educacionais democráticos e valorização do conhecimento prévio, conforme os pressupostos de Dewey. A metodologia do trabalho empregou uma abordagem qualitativa com o uso de grupos focais, baseado em Gaskell e Gatti, visando a apreender as
percepções dos alunos sobre o que observaram nos jogos e verificar de que modo estes elementos poderiam dialogar com os fatos históricos estudados e pesquisados durante as atividades. Os resultados extrapolaram as expectativas, pois houve melhoria atitudinal em sala de aula e ampliação no conhecimento em História.
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