O canto das sereias: a proposta do ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul como política pública de educação

Visualizações: 611

Autores

  • Mariângela Costa Schneider Centro Universitário UNIVATES
  • Fabrício Agostinho Bagatini Centro Universitário UNIVATES
  • Vanessa Vian Centro Universitário UNIVATES
  • Cláudia Schvingel Centro Universitário UNIVATES
  • Silvana Neumann Martins Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

Ensino Médio Politécnico. Metodologias Ativas. Pesquisa. Políticas Públicas. Aprendizagem baseada em Problemas.

Resumo

 Este texto, oriundo da disciplina “Seminário sobre Políticas Públicas”, do Curso de Mestrado em Ensino, do Centro Universitário UNIVATES, Lajeado/RS - Brasil, e traz algumas discussões ocorridas em sala de aula, a partir da metodologia de aprendizagens baseada em problemas – ABP. A pergunta norteadora foi: “Quais os desafios enfrentados pela educação no que se refere à qualidade e à aplicabilidade das políticas públicas no Brasil?”. O trabalho ocorreu a partir de Metodologias Ativas (BERBEL, 2011; ENERMARK e KJAERSDAM, 2009), e provocou reflexões acerca de uma política local do Estado do Rio Grande do Sul a respeito do Ensino Médio Politécnico. Como resultados, salientamos que a utilização da pesquisa no Ensino Médio é de grande valia para resolução de problemas postos por meio de projetos de pesquisa, porém, para que se obtenha êxito nesta proposta, é preciso que os professores tenham a vivência e a formação também como pesquisadores.

Palavras-chave: Ensino Médio Politécnico. Metodologias Ativas. Pesquisa. Políticas Públicas. Aprendizagem baseada em Problemas.

 

Biografia do Autor

Mariângela Costa Schneider, Centro Universitário UNIVATES

Pedagoga, Orientadora Educacional, Mestranda em Ensino

Silvana Neumann Martins, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Educação PUCRS

Downloads

Publicado

18-08-2014

Como Citar

Costa Schneider, M., Bagatini, F. A., Vian, V., Schvingel, C., & Neumann Martins, S. (2014). O canto das sereias: a proposta do ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul como política pública de educação. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(14), 100–118. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/471

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)