Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a Educação do Campo no contexto Amazônico
Visualizações: 1197DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4726Palavras-chave:
Educação do Campo, Pedagogia Histórico-Crítica, Contextos AmazônicosResumo
Resumo
A pesquisa tem como objetivo apresentar as concepções de Educação do Campo, os referenciais da Pedagogia Histórico-Crítica e o desenvolvimento dos instrumentos da PHC nas escolas do campo do município de Nhamundá/Amazonas. Este estudo baseou-se no método materialismo histórico-dialético, os procedimentos metodológicos foram bibliográficos e pesquisa-ação. Os principais autores que auxiliaram esse estudo foram Borges (2016), Caldart (2015), Gasparin & Petenucci (2008), Gasparin (2009) e Saviani (2016). Esta pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada com 35 professores(as), que realizaram o estudo teórico dos referenciais da Educação do Campo e da PHC, e o planejamento da aplicação dos cincos passos no curso de Extensão em Educação do Campo – práticas pedagógicas da Universidade Federal do Amazonas. Após o estudo teórico, o planejamento e o desenvolvimento na prática dos instrumentos da PHC, os(as) professores(as) responderam a uma entrevista semiestruturada, cujos dados foram categorizados e analisados. Constatou-se neste estudo, que na concepção dos(as) professores(as) a didática desta Pedagogia é viável, aplicável e colaborou para que os(as) alunos(as) pudessem ter um ensino aprendizagem capaz de produzir mudanças nas atitudes dos educandos, para que estes consigam compreender a organização da sociedade, e possam transformá-la.
Palavras chave: Educação do Campo; Pedagogia Histórico-Crítica; Contexto Amazônico.
Referências
Referências
BORGES, Heloisa da Silva. Passos dos tempos formativos do curso de aperfeiçoamento em educação do campo. In: BORGES, Heloisa da Silva et al (Org). Trabalho e Educação do/no campo: agricultura familiar, agroecologia e alfabetização ecológica. Manaus: FUA, 2016, p. 141-152.
BORGES, Heloisa da Silva. Formação Continua de professores (as) da educação do campo no Amazonas (2010 a 2014). Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. 206 f.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização. Projeto Político-Pedagógico. Cadernos Pedagógicos do Projovem Campo – Saberes da Terra. – Brasília: MEC/SECAD, 2008.
CALDART, R.S., STEDILE, M. E. & DAROS, D.(org.). Caminhos para transformação da escola 2: agricultura camponesa, educação politécnica e escolas do campo. São Paulo: Expressão Popular, 2015, p. 115-138.
CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Campo: Sem Terra. São Paulo. Expressão Popular, 2004.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GASPARIN, J. L., & PETENUCCI, M. C. (2008). Pedagogia histórico-crítica: da teoria à prática no contexto escolar. Acesso em: 14 Jan. 2019. Disponível em: http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2289-8.pdf
GASPARIN, J.L. Uma Didática para a Pedagogia histórico-crítica. 5. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
IBGE. Tendência Demográfica, 2020. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/nhamunda. Acesso em: 08 Julho 2020.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
SAVIANI, D. A. pedagogia histórico-crítica na educação do campo. In: BASSO, J. D.; NETO, José L. S.; BEZERRA, M. C. S. (Orgs). Pedagogia histórico-crítica e educação no campo: história, desafios e perspectivas atuais. São Carlos: Pedro & João Editores e Navegando, 2016, p. 16-43.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. 36ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
SAVIANI, Dermeval. Origem e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. COLÓQUIO INTERNACIONAL MARX E ENGELS -“Marxismo e Educação: Fundamentos Marxistas da Pedagogia Histórico-Crítica, v. 7, 2012.
SPOSITO, Eliseu Savério. A questão do Método e a crítica do conhecimento. In: SPOSITO, Eliseu Savério. Geografia e Filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: UNESP, 2004.
VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução: Maria de Penha Villalobos. 6ª ed. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo. 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.