Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a Educação do Campo no contexto Amazônico

Autores

  • Heloisa da Silva Borges Universidade Federal do Amazonas
  • Patrícia Barros Teixeira Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4726

Palavras-chave:

Educação do Campo, Pedagogia Histórico-Crítica, Contextos Amazônicos

Resumo

Resumo

A pesquisa tem como objetivo apresentar as concepções de Educação do Campo, os referenciais da Pedagogia Histórico-Crítica e o desenvolvimento dos instrumentos da PHC nas escolas do campo do município de Nhamundá/Amazonas. Este estudo baseou-se no método materialismo histórico-dialético, os procedimentos metodológicos foram bibliográficos e pesquisa-ação. Os principais autores que auxiliaram esse estudo foram Borges (2016), Caldart (2015), Gasparin & Petenucci (2008), Gasparin (2009) e Saviani (2016). Esta pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada com 35 professores(as), que realizaram o estudo teórico dos referenciais da Educação do Campo e da PHC, e o planejamento da aplicação dos cincos passos no curso de Extensão em Educação do Campo – práticas pedagógicas da Universidade Federal do Amazonas. Após o estudo teórico, o planejamento e o desenvolvimento na prática dos instrumentos da PHC, os(as) professores(as) responderam a uma entrevista semiestruturada, cujos dados foram categorizados e analisados. Constatou-se neste estudo, que na concepção dos(as) professores(as) a didática desta Pedagogia é viável, aplicável e colaborou para que os(as) alunos(as) pudessem ter um ensino aprendizagem capaz de produzir mudanças nas atitudes dos educandos, para que estes consigam compreender a organização da sociedade, e possam transformá-la.

Palavras chave: Educação do Campo; Pedagogia Histórico-Crítica; Contexto Amazônico.

Biografia do Autor

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Pedagogia (FACED/UFAM), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (FACED/UFAM), Mestrado em Educação, na Linha de Políticas Públicas e Doutorado em Educação, na Linha de Formação de Professores, pelo PPGE da FACED/UFAM. Atualmente Professora do Departamento de Administração e Planejamento, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Amazonas. Coordenou vários projetos ligados as políticas públicas entre eles: Formação de Professores em Áreas de Reforma Agrária de Roraima e Amazonas - convênio UEA/INCRA/PRONERA (2004-2009); Curso de Aperfeiçoamento e Especialização Educação do Campo com ênfase Projovem /Campo Saberes da Terra (2010 a 2013). Possui vários artigos e livros publicados com tema em Educação do Campo, Formação de Professor, Políticas Públicas da Educação, Educação de Jovens e Adultos e Currículo do Ensino Básico. Atualmente Membro do Comitê Estadual de Educação do Campo no Amazonas e Coordenadora Pedagógica do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo ? Praticas Pedagógicas do convênio UFAM/FNDE/MEC-Secadi Programa Escola da Terra e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação no Curso de Mestrado em Educação FACED/UFAM.

 

Patrícia Barros Teixeira, Universidade Federal do Amazonas

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA. Especialista em Educação do Campo ênfase em Práticas Pedagógicas pela Universidade Federal do Amazonas/UFAM. Mestranda em Educação pela UFAM. Atuei como Professora Formadora do Programa Escola da Terra, no Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo - UFAM|MEC/SECADI (2016/2017). Experiência na área de Matemática e Educação do Campo.

Referências

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Publicado

18/06/2021

Como Citar

Borges, H. da S., & Teixeira, P. B. (2021). Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a Educação do Campo no contexto Amazônico. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 293–318. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4726