Perfil identitário dos estudantes que concluem o ensino médio integrado e suas relações com o êxito

Autores

  • Marcilene Dias Bruno de Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS
  • Gene Maria Vieira Lyra-Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4733

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Permanência e êxito escolar, Perfil do estudante, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Este trabalho analisou as características comuns entre os estudantes concluintes da educação técnica de nível médio da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Câmpus Uruaçu do Instituto Federal de Goiás a fim de estabelecer suas relações com a permanência e êxito. Para conhecer o perfil do aluno exitoso foi adotado o estudo de caso como estratégia de pesquisa. Para o levantamento dos dados, utilizou-se como instrumento um questionário semiestruturado eletrônico, aplicado a 49 alunos concluintes, em 2017, nas três séries dos cursos ofertados (Edificações, Informática e Química). Após a aplicação do questionário, os dados obtidos foram tabulados e submetidos a uma análise estatística descritiva. Sobre o perfil, os resultados apontaram que o estudante concluinte do EMI: I – não apresenta distorção idade/série; II – ingressou no IFG pelo sistema universal de seleção; III – possui uma boa afinidade com a área técnica do curso; IV – não manifestou a intenção de abandonar o curso e V – reside na mesma cidade em que estuda. Conhecer as características do aluno que permanece e os principais motivos que contribuem para esta decisão pode auxiliar nas estratégias envidadas para que o êxito seja a realidade dos estudantes que ingressam nas instituições de ensino.

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

ARROYO, Miguel G.; Fracasso-Sucesso: O Peso da Cultura Escolar e do Ordenamento da Educação Básica. Em Aberto, Brasília, ano 11, n.53, jan./mar. 1992.

BOURDIEU, P; PASSERON, J. C. A reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de

ensino. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

BOURDIEU, P. Escola Conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (orgs.) Escritos de Educação, 10ª ed., Petrópolis: Vozes, 2008, pp.39-64.

BRASIL. (2008). Ministério da Educação. Educação Profissional e Tecnológica. [Entre 2004 e 2008]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/educacao-profissional-e-tecnologica-ept>. Acesso em: 24 jul. 2018.

BRASIL. (2014a). Ministério da Educação. Documento orientador para a superação da evasão e retenção na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. [S.l], 2014, 52 f. Disponível em: <http://r1.ufrrj.br/ctur/wp-content/uploads/2017/03/Documento-Orientador-SETEC.pdf>. Acesso em: 12 set. 2018.

BRASIL. (2014b). Ministério da Educação. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html>. Acesso em: 10 set. 2018.

BRASIL. (2016). Ministério da Educação. O IFG. Criado em 03 de fevereiro de 2016 e atualizado em 08 de maio de 2017. Disponível em: <http://www.ifg.edu.br/apresentacao-a-instituicao>. Acesso em: 25 jan. 2018.

CHARLOT, Bernard. Relação com a escola e o saber nos bairros populares. Perspectiva. Florianópolis, v. 20, n. Especial, p. 17-34, jul./dez. 2002.

DORE, Rosemary; LÜSCHER, Ana Zuleima. Permanência e Evasão na Educação Técnica de Nível Médio em Minas Gerais. Artigo publicado em Cadernos de Pesquisa V.41 N.144 SET./DEZ, 2011.

DORE, R; SALES, P.E.N; CASTRO, T.L. Evasão nos Cursos Técnicos de Nível Médio da Rede Federal de Educação Profissional de Minas Gerais. In: Evasão na educação: estudos, políticas e propostas de enfrentamento. Brasília: IFB/CEPROTEC/RIMEPES, 2014.

FRITSCH, R; VITELLI, R. F; ROCHA, C.S. Para que jovens? Que políticas? – perfil de alunos ingressantes no ensino médio e políticas educacionais. In: Evasão na educação: estudos, políticas e propostas de enfrentamento Brasília: IFB/CEPROTEC/RIMEPES, 2014.

LAHIRE, Bernard. O sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 2004.

LEMOS, Valter. Políticas públicas de educação: equidade e sucesso escolar. Sociologia, Problemas e Práticas, n.º 73, 2013, pp. 151-169. DOI:10.7458/SPP2013732812. Disponível em : http://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/article/viewFile/2812/2653 Acesso em 22/03/2018.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de

pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 2.

ed. São Paulo: Atlas, 1990

Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 16 set. 2018.

MOURA, Dante Henrique. Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos (Online), v. Vol 2, p. 4-30, 2007. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/11/110 Acesso em: 27. jul.2017

PATTO, Maria Helena Souza. A produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

PELISSARI, Lucas Barbosa. O abandono escolar na educação profissional e sua relação como o fetiche da tecnologia: avanços e limites do Ensino Médio Integrado no Paraná. In: SILVA, Mônica Ribeiro (Org.). Ensino Médio Integrado: Travessias. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2013.

PEREIRA, Adriana da Silva Alves. Sucesso escolar de alunos dos meios populares: mobilização pessoal e estratégias familiares. Belo Horizonte, 2005. 219f. Dissertação – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

QUEIROZ, L. D. Um estudo sobre a evasão escolar: para se pensar a inclusão social. 25ª Reunião anual da Anped, Caxambu, v. 1, n.1, p. 01-01, 2002. Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwi4xZf5waDgAhV5IbkGHf5hA14QFjAAegQICRAC&url=http%3A%2F%2Fwww.25reuniao.anped.org.br%2Flucileidedomingosqueirozt13.rtf&usg=AOvVaw11cf61axAEoID0gyDMxfii>. Acesso em: 15 mai. 2018.

Downloads

Publicado

2021-06-18

Como Citar

Dias Bruno de Almeida, M., & Vieira Lyra-Silva, G. M. (2021). Perfil identitário dos estudantes que concluem o ensino médio integrado e suas relações com o êxito. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 319–341. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4733